Um vídeo viral mostra dois corpos humanos sendo “assados” em um espeto sobre uma fogueira. As legendas dizem que seria um ritual praticado por chineses, no interior de uma província do país. “Corações e fígados das vítimas são cortados e assados para seus convidados” - diz o post.
A mensagem tem cerca de 1,4 mil visualizações, em apenas um grupo do Telegram que tem mais de 15 mil membros.
O vídeo é de fato na China. Porém, não se trata de um ritual canibal, como aponta a legenda. A fogueira falsa embaixo embaixo do “corpo”, já evidencia isso, mas há outros elementos que comprovam a tentativa de fraude.
A gravação é de uma atração de um parque de diversões chinês. O Chimelong Ocean Park fica localizado em Zhuhai, na China e promove festas comemorativas de acordo com a época do ano. Neste caso, a temática era Halloween e os corpos na falsa fogueira faziam parte de uma das atrações. Em 2018, um criador de conteúdo ucraniano, SviatMe, publicou um vídeo visitando o parque durante as festividades do Dia das Bruxas e, em uma de suas gravações, é possível identificar os corpos “assados”.
Além do ucraniano, outro criador de conteúdo publicou vídeos do parque na mesma época. O canal "Vladlen Galaski" é russo e os vídeos publicados do evento receberam cerca de mil visualizações. Duas das gravações são, literalmente, da atração com os “corpos” na fogueira. A plataforma usada pelo canal é a VK Video, de origem russa.
Contudo, a ideia de rituais canibais em Wuxuan, na China, não é completamente infundada. Em artigo publicado pela Universidade de Cambridge, em 2009, um pesquisador fala sobre momento na história que isso realmente aconteceu. Em 1968, durante a Revolução Cultural no país, mensagens eram enviadas dizendo que as pessoas estavam comendo umas às outras. Apesar de nada ter sido investigado na época, 13 anos depois, os fatos voltaram a ser apurados e foi confirmado o ato de canibalismo. Os envolvidos foram julgados e punidos.
Portanto, trata-se de uma fake news. Não existe na China nenhum ritual canibal que envolve pessoas sendo assadas na fogueira. O vídeo que circula na internet é, na realidade, de uma atração de um parque de diversões que promovia celebrações de Halloween. Vale reforçar que o parque nem mesmo está situado em Wuxuan, como diz a mensagem.
Mín. 22° Máx. 23°