O concurso de Melhor Fotografia Subaquática é uma competição que acontece todos os anos com o intuito de celebrar fotografias feitas abaixo da superfície dos oceanos, rios, lagos e até de ambientes mais familiares, como piscinas. O primeiro a ganhar esse concurso foi o britânico, Phil Smith, em 1965.
Atualmente, a competição reúne profissionais de todo o mundo. São 13 categorias envolvendo vários temas, como naufrágio, comportamento animal, e mais. Em 2022, o grande vencedor foi o espanhol, Rafael Fernandez Caballero, com sua foto Dançando com os Gigantes da Noite. O registro ganhou de 4.200 imagens feitas por fotógrafos de 71 países. Confira agora as melhores fotos do evento!
Prêmio de Fotógrafo Aquático do Ano
De acordo com um dos jurados do concurso, Tobias Friedrich: “Capturar cinco tubarões-baleia em um quadro já é considerado muita sorte para um fotógrafo, mas pegá-los à noite é simplesmente incrível!”.
Mimetismo — Categoria Macro
A imagem mostra o peixe-cachimbo (Syngnathus abaster) e o camarão verde (Hippolyte sp.) vivendo nas folhas das ervas marinhas e foi feita por Javier Murcia.
Naufrágios
O registro feito por Alex Dawson, da Suécia, é do naufrágio do navio Tyrfjord, que está a cerca de 40 metros sob a superfície das águas de Gülen, na Noruega.
Comportamento
O registro do fotógrafo finlandês, Pekka Tuuri, nos dá uma visão única do acasalamento de sapos.
Fotógrafo subaquático britânico mais promissor
Batizada de "Diamantes e Ferrugem", essa fotografia bela e colorida foi feita pelo britânico Paul Pettit.
Fotógrafo Subaquático Britânico do Ano
A "Grande Divisão Branca" garantiu a Matty Smit o título de destaque britânico no concurso.