Brasil Luto no Vôlei
Morre ex-jogadora de vôlei Isabel, nomeada para grupo de transição de Lula
Ex-atleta tinha 62 anos e causa da morte foi uma parada cardíaca
16/11/2022 10h32
Por: Informativo Plácido Fonte: Revista Oeste
Isabel Salgado e Lula, durante a campanha | Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução/Twitter

A ex-jogadora de vôlei Maria Isabel Barroso Salgado morreu nesta quarta-feira, 16, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela tinha 62 anos e a causa da morte foi uma parada cardíaca, em decorrência de síndrome aguda respiratória do adulto (Sara), depois de um quadro de gripe forte.

Na segunda-feira 14, a ex-atleta tinha sido indicada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), para compor o grupo técnico de Esporte na equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Isabel disputou duas Olimpíadas (Moscou e Los Angeles, em 1980 e 1984) no vôlei de quadra e depois, no início dos anos 1990, migrou para o vôlei de praia, em que foi uma das pioneiras mundiais da modalidade.

Embora não tenha ganhado medalha nas Olimpíadas, aquela equipe foi a primeira da história do país a disputar grandes competições. Foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico. Foi também a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar numa liga estrangeira, na Itália, em 1980, no Modena.

Continua após a publicidade

Isabel deixa cinco filhos e cinco netos.

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, coordenador do grupo de Esporte da equipe de transição, cancelou a reunião que faria na quinta-feira 17 com os demais integrantes do grupo. Ele afirmou que a notícia “é chocante” e que já comunicou Lula sobre o cancelamento do encontro, em razão da morte da ex-jogadora.