A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) está sendo emitida desde agosto do ano passado. Os estados têm até março deste ano para se adequar. Apesar disso, o novo RG será obrigatório apenas para novas emissões. Isso quer dizer que você tem mais tempo com o seu documento antigo? Veja!
Os cartões de RG em circulação seguem válidos até a data limite, ou seja, até a sua validade oficial. Para as mais novas, emitidas antes de agosto do ano passado, o prazo fica sendo 2032. Portanto, quem tem uma carteira que ainda está dentro da sua validade, não precisa se preocupar e correr contra o tempo.
De toda forma, é importante ter em mente que a versão digital do documento e a validação dos dados do cidadão são feitas pelo Governo Federal, via Gov.br.
Novo RG será obrigatório apenas para novas emissões
A partir de março, em qualquer unidade federativa do país, quem quiser emitir uma nova via do RG terá acesso apenas à carteira no novo modelo.
Uma das mudanças trazidas na nova versão é a inclusão do nome social sem a alteração do nome no registro civil. Também está sendo possível acrescentar o número de documentos, como: Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento de identidade profissional, Carteira Nacional de Saúde (SUS) e NIS/PIS/Pasep.
A CIN, como é chamada a nova carteira, será emitida nas versões físicas e digitais com o mesmo layout e segurança.