As baleias-bicudas-de-Sowerby são animais que costumam viver nas profundezas dos oceanos e raramente aparecem nas águas rasas próximas da costa. Um exemplar dessa espécie, porém, encalhou na praia de Wingaersheek, nos EUA, e morreu.
Segundo informações publicadas pela New Hampshire Public Radio, quando a equipe de resgate de mamíferos marinhos chegou ao local o animal de quase quatro metros de comprimento e mais de 770 kg estava muito fraco.
Por conta da condição de saúde da baleia, os veterinários decidiram que não iriam devolver o animal para o mar. A carcaça foi encaminhada para a Universidade de New Hampshire para que fosse investigado o motivo da baleia ter ficado doente.
Os resultados preliminares da necropsia mostraram um inchaço no cérebro do animal. Segundo o Live Science, suspeita-se que a baleia foi contaminada com o vírus da gripe aviária, mas os resultados conclusivos devem ser divulgados em um mês.
"O grau de inflamação explicará a morte deste animal, bem como por que ele pode ter sido desorientado e se perdido em águas rasas", disse Inga Sidor, patologista veterinária sênior do Laboratório de Diagnóstico Veterinário de New Hampshire e principal patologista veterinária da necropsia ao Live Science.
Segundo a publicação, são raros os casos de cetáceos diagnosticados com gripe aviária, mas a confirmação de um caso pode apontar um grande problema.