Plácido de Castro Chuvas torrenciais
Após período de seca severa, Rio Abunã apresenta sinais de cheia, em Plácido de Castro
O Rio Abunã é um importante afluente do Rio Madeira, que faz a divisa entre o Acre e Rondônia.
06/12/2023 08h56 Atualizada há 9 meses
Por: Informativo Plácido
Foto: Informativo Plácido | 06/12/2023

Após o período de seca extrema ocasionada pelo fenômeno climático El-Niño, o Rio Abunã, que banha o município de Plácido de Castro, vem apresentando sinais visíveis de cheia. A seca, que durou cerca de 6 meses, chegou a preocupar ribeirinhos e pescadores que utilizam o rio para a prática da pesca de subsistência.

Foto: Informativo Plácido | 06/12/2023

A situação crítica, chegou a preocupar os moradores da região, que vinham sofrendo com os impactos da seca prolongada que afetou o estado nos últimos meses. A estiagem reduziu o volume de água do rio e dificultou a navegação, o abastecimento e a pesca. Além disso, aumentou o risco de incêndios florestais e de doenças respiratórias.

Foto: Informativo Plácido | 06/12/2023

A previsão é que as chuvas continuem nos próximos dias, o que pode elevar ainda mais o nível do rio. A recomendação é que a população ribeirinha fique atenta aos avisos das autoridades e tome as medidas necessárias para evitar danos materiais e humanos.

Foto: Informativo Plácido | 06/12/2023

O Rio Abunã é um importante afluente do Rio Madeira, que faz a divisa entre o Acre e Rondônia. O rio também é a fronteira natural entre o Brasil e a Bolívia, e possui uma rica biodiversidade e beleza cênica.