Uma equipe de pesquisadores encontrou um dente de megalodonte — um tubarão pré-histórico extinto há milhões de anos —, a mais de 3.000 m de profundidade. A descoberta foi feita com a ajuda de um submergível operado remotamente, que possuia uma câmera e uma garra.
A descoberta foi feita no meio da areia do oceano. Os cientistas afirmaram que viram algo com as bordas serrilhadas e ponta quebrada presa no fundo do mar do Havaí e foram investigar.
Estudos apontam que o dente pode ter cerca de 3,6 milhões de anos. No entanto, tem apenas 6,5 cm de comprimento, o que é relativamente pequeno para essa espécie de animal, que podem ter o tamanho de uma mão humana.
As bordas do dente estavam quase perfeitamente preservadas, levando os cientistas a acreditar que ele não foi jogado ao longo do oceano.
"Existem áreas do fundo do mar, especialmente bacias oceânicas profundas longe do continente, onde ocorre pouca ou nenhuma deposição de sedimentos por longos períodos", disse Tyler Greenfield, paleontólogo da Universidade de Wyoming, em seu Twitter, atual X.