Entretenimento Briga de gigantes
Filho de Chorão processa guitarristas do Charlie Brown Jr
Alexandre Lima Abrão visa impedir o uso do nome da banda pelos músicos em redes sociais e shows
14/02/2024 17h30
Por: Informativo Plácido Fonte: Igor Miranda
Foto: Reprodução/Igor Miranda.

O empresário Alexandre Lima Abrão, filho do vocalista Chorão, ingressou com uma ação judicial contra os guitarristas Marcão Britto e Thiago Castanho. Junto com seu falecido pai, os músicos fizeram parte do Charlie Brown Jr. desde praticamente o início, embora ambos tenham estado fora do grupo por alguns anos em diferentes momentos.

Alegando ser proprietário da marca, Abrão visa impedir os artistas de usá-la em shows e materiais de redes sociais. Nas palavras do filho de Chorão, conforme publicado em reportagem de Rogério Gentile para o Uol, a dupla “vem se apresentando como se fosse a banda Charlie Brown Jr”.

Ainda segundo o veículo de comunicação, Abrão ressaltou que Chorão assumiu a gestão do grupo antes de sua morte, passando a cuidar de questões burocráticas. Entre as funções acumuladas pelo cantor estariam o “arquivamento da memória iconográfica” e o “pedido de registro” no nome da banda perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

O filho de Chorão apresentou à Justiça o registro da marca Charlie Brown Jr. em seu nome. Foi disponibilizado um contrato, assinado em 2021, no qual os ex-integrantes aceitaram que precisariam solicitar autorização prévia sempre que desejassem usá-la — algo que, segundo ele, não tem ocorrido.

Continua após a publicidade

A defesa de Marcão e Thiago

De acordo com o Uol, Marcão Britto e Thiago Castanho se defenderam na Justiça destacando a participação na composição e gravação de todos os álbuns do Charlie Brown Jr. Também contestaram a ideia de que a banda fosse centrada na figura do vocalista em termos criativos.

“O grupo não foi fundado apenas pelo Chorão. Tratava-se de um conjunto musical, não de uma carreira solo.”

Eles também qualificaram como “absurda” a tentativa de barrar celebrações da história da banda em turnê e afirmaram que Chorão nunca foi titular da marca. Ainda declararam que os pedidos de registro teriam sido indeferidos por conta de uma divergência com os proprietários da marca “Charlie Brown”, personagem de Charles M. Schulz, criador do Snoopy.

A reportagem do Uol, por fim, destaca que Marcão e Thiago ressaltaram existir uma autorização prévia para que eles se apresentam sob os nomes “Marcão Britto Charlie Brown Jr” e “Thiago Castanho Charlie Brown Jr”, o que garantem estar fazendo.

Alexandre Lima Abrão e Graziela Gonçalves

Essa não é a única batalha judicial em que Alexandre está envolvido. Ele também disputa nos tribunais direitos sobre a marca com a estilista Graziela Gonçalves, viúva de Chorão.