Sendo cristão ou não, a maior parte das pessoas já ouviu falar da história de Adão e Eva, os primeiros seres humanos criados por Deus e que teriam sido expulsos por Ele do paraíso. Os registros dessa versão vêm das escrituras hebraicas conhecidas como Tanakh, e mais tarde foram incluídas no Antigo Testamento da Bíblia.
Mas a história dos dois é bem mais complexa. Embora eles só recebam menções nos primeiros versículos do livro de Gênesis (chamado de Bereshit no Tanakh), a história do casal é mais dramática, e envolve o que teria ocorrido com eles depois que tiveram filhos.
A história mais famosa sobre a sua prole é a que fala de Caim e Abel. Caim, como se sabe, teria matado o irmão por razões baseadas, basicamente, na inveja. Só que o casal teve depois um terceiro filho chamado Set, e a Bíblia menciona vagamente os demais descendentes da dupla expulsa do paraíso.
Ocorre que, se você for ler a Bíblia, vai ver que há poucos detalhes para além desses três primeiros descendentes. O livro nos informa que Caim é o primogênito, logo seguido pelo irmão Abel. Em poucas linhas, eles crescem e acham "empregos": Abel vira pastor e Caim trabalha na lavoura.
Até que os dois resolvem fazer um sacrifício a Deus: Caim oferta parte de sua colheita, e Abel, um cordeiro. De acordo com o Gênesis, Deus se satisfez com o animal, mas "a Caim e à sua oferta ele não respeitou. E Caim estava muito atordoado, e seu semblante caiu". A reação de Caim é intempestiva: ele mata o irmão. Por consequência, Deus o castiga colocando nele uma marca misteriosa.
De acordo ainda com o Gênesis, Set nasceu logo após a morte de Abel. Ele era parecido com o pai, Adão, e teve um filho chamado Enos, e morreu quando tinha 912 de idade. Mas há alguns detalhes pouco conhecidos na história de Set.
Talvez o mais curioso sobre ele é que Set nasceu após uma separação de Adão e Eva. O caso tem tons pitorescos: logo após a morte de Abel e de Caim ter sido banido, aparentemente, os dois não aguentaram mais ficar juntos. Em seguida, Lameque, que é um dos descendentes de Caim, também assumiu ter matado um homem, o que fez com que suas esposas, Ada e Zilá, o deixassem.
Adão repreendeu as mulheres por não "grudarem" em seu homem, só que elas respondem que o sogro não poderia julgá-las, uma vez que ele mesmo havia se separado da esposa. Isso é suficiente para que Adão resolva voltar para Eva. Desse reencontro, nasce Set.
Há ainda um texto apócrifo de 1926, chamado The Forgotten Books of Eden, que expande detalhes sobre a vida de Set. Nesse texto, Adão aparece resistindo à tentação do Diabo, e orienta o filho Set a se casar. Mas a única candidata é a sua irmã Aclima. Essa união faz nascer Enos.
Muita gente se debruça para tentar entender a reação horripilante de Caim quando sua oferta é rejeitada por Deus. Segundo os teólogos, alguns textos canônicos sugerem que ele simplesmente nasceu mau e estava condenado a ações malévolas. No texto apócrifo Primeiro Livro de Adão e Eva, Caim aparece retratado dessa forma.
Ele teria nascido de um parto gêmeo ao lado de sua irmã Aclima. Adão teria chamado o rebento de Caim, que quer dizer algo como "odiador", pois ele teria desprezado a irmã desde o nascimento.
Mais adiante, o Primeiro Livro de Adão e Eva mostra Caim sendo abordado por Satanás, que teria sido rejeitado por Abel. O tinhoso teria contado a Caim que Adão e Eva estavam planejando seu casamento com a feia Aclima, enquanto Abel se casaria com a bela Luluva (em certas versões, Aclima e Luluva são a mesma pessoa). Isso teria encorajado o odioso Caim a assassinar o irmão.