A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) participou do lançamento, na noite de terça-feira, 2, em Cruzeiro do Sul, dos editais da Lei Aldir Blanc no valor de quase R$ 600 mil. São seis editais que já estão disponíveis no site da prefeitura, www.cruzeirodosul.ac.gov.br e as inscrições podem ser feitas até 14 de agosto.
Os fazedores de cultura do município têm 30 dias úteis, sem prorrogação, para inscrever seus projetos. Para auxiliar no planejamento, a prefeitura oferece uma capacitação de 23 a 25 de julho, das 18h às 21h, no auditório da Escola de Ensino Médio Professor Flodoardo Cabral.
O presidente da FEM, Minoru Kinpara, destaca a determinação do governo do Acre em promover o acesso desses recursos aos artistas acreanos, principalmente porque são valores que serão disponibilizados todos os anos até 2027.
“Os artistas de Cruzeiro do Sul estão de parabéns pela participação e adesão às leis de incentivo. Aqui temos o prefeito Zequinha Lima, que tem priorizado a cultura popular no município, em sua gestão”, disse Kinpara.
A aplicação desses recursos tem o objetivo de estimular ações, iniciativas, atividades e projetos culturais; garantir o financiamento e a manutenção de ações, de espaços, de ambientes e de iniciativas artístico-culturais que contribuam para o pleno exercício dos direitos culturais; democratizar o acesso à fruição e à produção artística e cultural em áreas periféricas, urbanas e rurais; e garantir o financiamento para as ações, os projetos, as políticas e os programas públicos de cultura previstos no plano de cultura local.
O presidente da FEM também participou, na segunda-feira, 1º, da reinauguração do Teatro José Potyguara, em Tarauacá, que passou pela maior reforma de sua história, graças à emenda parlamentar da então senadora Mailza Assis, atual vice-governadora.
“Temos a satisfação de apoiar a Prefeitura de Tarauacá na reabertura de mais esse espaço de cultura. O esforço da prefeita Maria Lucinéia e da secretária de Cultura do município, Geânia Portela, foi fundamental para que a obra fosse concretizada. Toda a população do município ganha com essa ação”, enfatiza Kinpara.
O Teatro José Potyguara foi o primeiro a ser construído no Acre, inaugurado em 26 de janeiro de 1933. Nos últimos anos, o espaço foi fechado por falta de manutenção. A reinauguração representa um marco para a cultura do município.