Gladiador II em breve estreará nos cinemas do mundo todo, dando continuidade ao épico romano que Ridley Scott apresentou ao mundo no ano 2000. Embora tivesse muitas partes que reproduziam relatos históricos, o filme original apresentava personagens reais, como o próprio imperador Commodus e sua relação complicada com sua irmã Lucilla, mas muitos outros eram ficcionais.
Entretanto, há a expectativa que a sequência guarde ainda mais fidelidade às pessoas que realmente existiram na Roma antiga. Entre os personagens centrais, estão Lucius Verus II, que aparecia ainda como criança no filme de 2000, e o general romano Marcus Acacius.
Lucius Verus II realmente existiu, mas morreu antes de chegar à idade adulta. (Fonte: IMDB / Reprodução)
A primeira coisa a se saber é que o protagonista Lucius Verus II (papel de Paul Mescal em Gladiador II) foi uma pessoa real. Ele era filho da imperatriz Lucilla Augusta (vivida por Connie Nielsen nos dois filmes) e do imperador Lucius Verus I.
O casal teve três filhos, mas apenas uma filha sobreviveu à idade adulta. No filme, Lucius Verus II aparece inicialmente com 12 anos, enquanto seu tio, Commodus, era o imperador. Mas, na vida real, o verdadeiro Lucius Verus II morreu antes que Commodus chegasse ao poder.
Por conta disso, não é verdade que Lucius Verus II tenha lutado no Coliseu em Roma, e muito menos que tenha ido para o exílio no norte da África. Além disso, sua mãe, Lucilla, foi banida pelo irmão para a ilha de Capri por ter arquitetado uma trama para assassiná-lo – até que, em um momento oportuno, ela foi morta por Commodus. Contudo, em Gladiador II, ela está bem viva e se envolve em um romance com Marcus Acacius.
O general romano Marcus Acacius é um personagem ficcional. (Fonte: IMDB / Reprodução)
O antagonista de Gladiador II, o general romano Marcus Acacius (papel de Pedro Pascal), é um personagem inventado. Se isso o decepcionar, vale lembrar que o próprio protagonista de Gladiador, Maximus Decimus Meridius (Russell Crowe), era uma criação ficcional.
No novo filme, descobrimos que Marcus Acacius serviu e foi treinado pelo próprio Maximus. Entretanto, o general não se baseia em nenhuma figura histórica real. Pode-se entender, portanto, que ele reflete mais o seu período do que alguma personalidade importante da época.
No filme, entretanto, esse personagem é importantíssimo. É ele quem lidera a invasão romana na Numídia, além de capturar Lucius Verus II. A história entre os dois se enche ainda mais de tensão porque Marcus Acacius está envolvido romanticamente com a mãe do inimigo, Lucilla.
Segundo a revista Vanity Fair, o novo longa-metragem de Ridley Scott explora bem a personalidade de Marcus Acacius a partir do fato de que ele foi pupilo de Maximus Decimus Meridius, o que o fez crescer como um homem honrado e um lutador muito competente. Contudo, o personagem tem uma moral própria e muitas complexidades, o que o torna bastante interessante para o público.
Mesmo que este não seja uma figura real da Roma antiga, o fato é que Gladiador II promete nos transportar de volta aos tempos das grandes batalhas no Coliseu, com muitas cenas de ação emocionantes. Agora é só esperar que o filme chegue logo aos cinemas brasileiros.