Plácido de Castro Decisão
Prefeitura de Plácido de Castro cancela desfile de 7 de Setembro em decorrência do clima seco e com fumaça
Decisão visa preservar a saúde da população, principalmente de crianças e adolescentes.
04/09/2024 09h17
Por: Informativo Plácido Fonte: Assessoria
Cortina de fumaça atinge município e população fica em estado de alerta devido a baixíssima qualidade do ar - Foto reprodução.

A prefeitura de Plácido de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, cancelou o desfile cívico em comemoração a Independência do Brasil, programada para este sábado, 7, devido ao tempo seco com baixa umidade do ar e o excesso de fumaça que encobriu o município nas últimas semanas.

A medida foi tomada em virtude das condições climáticas adversas, caracterizadas por um clima seco e com alta concentração de fumaça, que têm assolado a região.

A exposição prolongada a essas condições pode causar problemas respiratórios e outros riscos à saúde. Além do cancelamento do desfile, a prefeitura informou que outras atividades ao ar livre também serão reavaliadas e, se necessário, suspensas até que a qualidade do ar melhore. A administração municipal está em contato constante com os órgãos de saúde e meteorologia para monitorar a situação e tomar as medidas necessárias.

O que é a umidade do ar?

A umidade do ar é um fator climático de grande importância para a saúde humana, afetando diretamente o bem-estar e podendo desencadear uma série de problemas respiratórios e outros desconfortos.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) define a umidade relativa do ar como a quantidade de vapor de água presente na atmosfera em relação à quantidade máxima que poderia existir, considerando a temperatura vigente.

Impactos da baixa umidade do ar na saúde

A baixa umidade do ar afeta de forma significativa o organismo humano. Garganta irritada, sangramento nasal, doenças respiratórias (como rinite e asma), dor de cabeça, sensação de areia nos olhos e pele ressecada são alguns dos sintomas que podem surgir

O Ministério da Saúde alerta que a água desempenha um papel fundamental para o funcionamento do corpo, regulando a temperatura, eliminando toxinas, transportando nutrientes e lubrificando as mucosas.

Quando a umidade é insuficiente, o corpo fica com menos água para executar suas funções, tornando-se mais vulnerável. As vias aéreas se ressecam, comprometendo a produção de muco no nariz e facilitando a entrada de vírus e bactérias, aumentando o risco de contágio de doenças