Justiça Eleições 2024
A dois dias da votação, Plácido de Castro registra 4 denúncias eleitorais no aplicativo Pardal
O aplicativo Pardal tem sido uma importante ferramenta de combate às irregularidades, permitindo que os eleitores participem ativamente da fiscalização do processo eleitoral.
04/10/2024 10h53 Atualizada há 2 meses
Por: Informativo Plácido
Aplicativo Pardal é simples e pode ser utilizado por meio de login no Gov.br ou e-título — Foto: Victor Lebre/g1

Faltando apenas dois dias para os eleitores irem às urnas, o município de Plácido de Castro, já contabiliza até o momento, quatro denúncias de irregularidades eleitorais por meio do aplicativo Pardal. A ferramenta, desenvolvida pela Justiça Eleitoral, permite que cidadãos comuniquem infrações cometidas durante o período eleitoral, contribuindo para a fiscalização e a lisura do processo democrático.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre já está analisando as informações recebidas e, caso as irregularidades sejam confirmadas, os candidatos envolvidos poderão ser punidos conforme a legislação eleitoral vigente. As penas variam desde multas até a cassação do registro ou do diploma eleitoral.

O aplicativo Pardal tem sido uma importante ferramenta de combate às irregularidades, permitindo que os eleitores participem ativamente da fiscalização do processo eleitoral. A plataforma, disponível para dispositivos móveis, é gratuita e fácil de usar, incentivando que os cidadãos denunciem eventuais práticas abusivas ou ilegais.

Ao identificar uma irregularidade, o cidadão deve tirar uma foto, gravar um vídeo ou áudio e, por meio do aplicativo de celular, enviar as evidências para a Justiça Eleitoral no estado ou município que fará a análise da denúncia. Além de elementos que indiquem a existência do fato noticiado, devem constar o nome e o CPF da pessoa que fez a denúncia.

Continua após a publicidade

Todas as denúncias são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurada a confidencialidade da identidade.

A proximidade da votação acende o alerta para que os eleitores fiquem atentos a possíveis crimes eleitorais, como a boca de urna, distribuição de brindes e transporte irregular de eleitores. As denúncias podem ser feitas pelo Pardal ou diretamente às autoridades competentes, como o Ministério Público Eleitoral.

Com o ambiente político acirrado em Plácido de Castro e em diversas cidades do país, a expectativa é que o número de denúncias possa aumentar até o dia da eleição, destacando a importância da participação popular para assegurar eleições transparentes e justas.