Nesta última quarta-feira, 9, o Sesc Ler de Plácido de Castro escreveu um capítulo único em sua história e na vida das crianças da região. Neste dia, aconteceu o primeiro Intercâmbio das Infâncias Internacionais, uma iniciativa inédita que teve por objetivo conectar pequenos cidadãos tanto do Brasil, quanto da Bolívia, através de uma programação criativa, educativa e cultural. Cerca de 90 alunos do primário e secundário, participaram ativamente da ação.
O evento, que reuniu crianças do Projeto Criar Sesc de Plácido de Castro e da Unidad Educativa Jorge Benito, situada na vila boliviana Evo Morales, na região de fronteira, teve como objetivo principal promover o intercâmbio de experiências, ampliando a visão de mundo dos participantes. A troca de vivências foi o ponto alto da ação, que colocou as crianças no centro de um diálogo global sobre costumes, tradições, brincadeiras e, acima de tudo, a infância em suas variadas formas.
Para tornar essa conexão especial, o Sesc Ler, administrado pelos gestores Efraim Miranda Araújo e Luiz Pereira de Lima Junior, organizaram uma série de atividades que envolveram entretenimento, arte e muita imaginação. As crianças puderam interagir com seus novos amigos estrangeiros através de atividades lúdicas, banho de piscinas, arte circense, dentre outros. As mostras de artesanato por exemplo, ensinaram técnicas novas, incentivando a produção coletiva de objetos que simbolizam a união entre culturas.
Além disso, o evento trouxe rodas de contação de histórias, em que narrativas ganharão vida na voz de contadores de histórias convidados. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer lendas de outros países e também compartilhar as histórias da rica cultura brasileira, criando uma ponte entre o local e o global.
As crianças tiveram a chance de explorar novas culturas por meio da culinária, descobrindo sabores e tradições gastronômicas, que vão desde os temperos brasileiros até especiarias exóticas da Bolívia.
Segundo a orientador pedagógico do Projeto Sesc Ler: Luiz Pereira de Lima Junior a iniciativa vai além do entretenimento: “Queremos mostrar às crianças que, embora existam diferenças culturais, a essência da infância é universal. Elas se divertem, aprendem e criam laços, independente das barreiras geográficas”, afirmou.
O Intercâmbio das Infâncias Internacionais é um projeto que reflete o compromisso do Sesc Let de Plácido de Castro com a educação integral e a formação de cidadãos globais, conscientes de sua diversidade , territorialidade e conectados com o mundo. Esta é apenas a primeira edição de um evento que promete se consolidar no calendário cultural da Unidade Educacional e trazer, a cada ano, novas surpresas e mais amigos de diferentes localidades.
As crianças, mais do que nunca, serão protagonistas de uma experiência que ficará marcada para sempre em suas memórias – uma verdadeira celebração das infâncias, sem fronteiras.
Sobre o Sesc Ler
O Sesc Ler de Plácido de Castro, é uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) dedicada à promoção da educação e cultura. O projeto "Sesc Ler" tem como objetivo principal combater o analfabetismo e proporcionar a ampliação do conhecimento por meio de atividades educativas, culturais e recreativas. A unidade oferece cursos de alfabetização, reforço escolar, além de eventos que estimulam a leitura, a arte e o esporte, buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade local e promover a inclusão social. A unidade, em breve abrirá suas portas ao publico em geral com as Domingueiras de Lazer e aulas de natação, hidroginástica e treinamento funcional, bem como atividades culturais diversas.