Com a chegada do verão, os cupins se tornam uma preocupação em muitas residências. Tais pragas aparecem em bandos, especialmente no final da tarde, atraídas pela luz.
A presença desses insetos é capaz de comprometer a integridade de itens valiosos e até mesmo da estrutura da casa.
Ao se formarem os casais, os cupins perdem suas asas, que acabam ficando espalhadas pelos móveis e chão. Em seguida, buscam locais para construir seus ninhos, geralmente em superfícies de madeira, onde deixam um rastro característico de sujeira.
Proteção e prevenção são fundamentais para evitar danos, e conhecer algumas estratégias básicas vai ajudar a minimizar os riscos na sua casa.
A seguir, apresentamos cinco dicas essenciais para manter tais insetos afastados e garantir a segurança do seu lar.
Móveis e partes de madeira da casa sofrem muito com a presença dessas pragas – Imagem: reprodução/Robert Horvick/Unsplash
Ambientes fechados e úmidos, como porões, devem ser regularmente ventilados para evitar a proliferação dos cupins. Abrir tais espaços e permitir a circulação de ar é uma medida preventiva eficaz contra a presença desses insetos.
Móveis e estruturas de madeira não devem tocar diretamente o solo. É importante tratar e isolar adequadamente a madeira por um profissional, porque isso evita que os cupins tenham fácil acesso para formar colônias.
Impeça que o isolamento de espuma entre em contato com o solo, pois, embora os cupins não consumam esse material, eles podem usá-lo para abrir caminho até outras partes da casa.
Além disso, fechar bem a casa durante o final da tarde também ajuda a prevenir a entrada.
É importante consertar vazamentos, já que a umidade é um grande atrativo para cupins e madeira úmida ou apodrecida é especialmente vulnerável.
Mesmo estruturas de metal ou gesso com celulose podem ser afetadas. Logo, manter tudo seco ajuda a prevenir infestações.
A aplicação de cupinicida líquido ao redor dos móveis é uma das formas mais eficazes de combater essas pragas.
O produto pode ser encontrado em agropecuárias e lojas de construção, e, ao aplicá-lo no solo, ele cria uma barreira capaz de impedir a entrada dos cupins.
As práticas são fundamentais para proteger seu lar contra esses insetos e garantir a preservação dos móveis e a segurança estrutural, além de ajudar a manter a tranquilidade durante o verão.