Até o dia 28 deste mês, das 19h às 22h, a Estácio| Unimeta irá sediar o primeiro Congresso Estadual de Odontologia do Estado do Acre. A programação do evento contará com palestra científica internacional, palestra científica nacional, atividades recreativas e palestras científicas locais. Para participar da programação, basta doar cinco quilos de ração animal e cinco quilos de alimento não-perecível. As doações serão entregues a Ongs, que cuidam de crianças e idosos e de proteção animal.
O professor e coordenador do curso de Odontologia da Estácio, Edhuin Candia, adianta que, entre as personalidades que estarão participando do evento, estará Ademir Franco, professor da Universidade de Dundee, na Escócia, uma das 30 melhores universidades do Reino Unido; Luis Renato Paranhos, professor da Universidade Federal de Uberlândia, uma das maiores autoridades em pesquisa no Brasil e Odilson Silvestre, presidente da Associação Brasileira de Cardiologia, pós doutorado em cardiologia pela universidade Harvad;
"Diversos profissionais e professores da nossa região, inclusive da área de nutrição e psicologia também participarão. Serão cinco dias de palestras do maior alto nível e todo o custo da participação será revertida em arrecadação da ração animal e alimento não-perecível. Nos cinco dias de evento, vamos arrecadar aproximadamente duas toneladas de ração animal e duas toneladas de alimentos não-perecíveis e serão entregues em breve", comenta Edhuin.
Durante o evento haverá ainda a 1ª Jornada Científica com pesquisas de apresentação oral e trabalhos e de apresentação de banners. "Os vencedores irão ganhar prêmios em dinheiro. Vai ser um evento não só científico, mas principalmente filantrópico. Além de stand de vendas", acrescenta. O coordenador da Estácio é especialista em implantodontia, em saúde coletiva, odontologia legal, terapia intensiva e mestre em odontologia legal.
Para o reitor da Estácio, Roberto Santos é um privilégio ser pioneiro de um evento estadual que tem como objetivo aprimorar o conhecimento da classe odontológica, na região Norte. "Com certeza a troca de experiências entre alunos, professores e mestres será de altíssimo nível, principalmente pela participação de personalidades com bastante conhecimento. Além disso, toda nossa arrecadação será em benefícios dos que mais necessitam", disse Roberto.
Entrega das doações
As doações serão entregues a Ongs como Patinha Carente, Cãozinho Carente, Quatro Patas e Casa da Dona Emília, que juntas atendem em, em média, 300 animais. Já os alimentos serão entregues ao Educandário Santa Margarida, o Educandário Sol Nascente, o Lar dos Vicentinos e o Lar dos idosos do Acre. "Todo nosso evento está ocorrendo de forma gratuita para todos participantes e tudo que arrecadarmos será destinado a Ongs. Por meio de nosso evento estadual, vamos além de fazer aprimoramento da classe odontológica, vamos atender os que mais necessitam", finalizou Edhuin.
Com informações da assessoria