A Polícia Federal do Acre (PF-AC) deflagrou, no último sábado (12), a "Operação Usurpare" para combater a ocupação irregular de áreas especialmente protegidas e a exploração ilegal de recursos naturais. Na ação, pelo menos seis pessoas foram presas.
Segundo informações da PF, que atuou em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Militar (PM-AC), os suspeitos são, supostamente, integrantes do movimento conhecido como Liga dos Camponeses Pobres (LCP). Foram apreendidas também nove motocicletas e duas armas de fogo.
As investigações que precederam a operação revelaram, segundo a PF, atividades ilegais de ocupação e desmatamento em assentamento do Incra em Acrelândia, no interior do estado, que estavam expondo a perigo a integridade ambiental e o patrimônio público federal.
A autuação em flagrante dos envolvidos acontecerá na Superintendência de Polícia Federal em Rio Branco, onde deverão ser tomados os procedimentos cabíveis.