Um grupo de cientistas flagrou uma raríssima cena de canibalismo entre tubarões de grande porte. Ao final do ataque, o tubarão que serviu de refeição, já totalmente despedaçado, ainda tentou contra-atacar, antes de morrer.
O vídeo com as cenas brutais foi feito pelo Dr. Mario Lebrato, que devolveu à natureza um tubarão-galha-preta na costa de Moçambique.
Mas, nos primeiros momentos de liberdade, o predador foi cercado por um grupo de colegas do reino animal — principalmente tubarões-touro, conhecidos justamente por não dispensarem nenhuma presa durante a caça.
"Os tubarões comem outros tubarões, o que é um fato bem conhecido, mas é super difícil flagrar e documentar tais ataques", afirmou Mario ao tabloide The Sun.
A gangue atacou continuamente a vítima e arrancou grande parte do corpo dela. Mesmo despedaçado, o tubarão ainda lutou pela vida por cerca de 20 minutos, antes de finalmente morrer.
Segundo estudos ainda não concluídos, os ataques canibais do tipo podem ser uma tendência nos oceanos nos últimos tempos.
As vítimas seriam principalmente tubarões presos em linhas de pesca, alvos fáceis para gangues de tubarões do tipo.
Até mesmo caçadores solitários, como os grandes tubarões-branco, estão devorando com mais frequência outros tubarões, desde 2017, disse Mark Meekan, do Instituto Australiano de Ciência Marinha, ao NY Post.