Quarta, 07 de Dezembro de 2022
23°

Pancada de chuva

Plácido de Castro - AC

Saúde Acre

Estado passa a fazer exames para monkeypox a partir desta quinta-feira, 24

A partir desta quinta-feira, 24, o governo do Acre, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), passa a executar os exames para a mon...

24/11/2022 às 17h55
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A partir desta quinta-feira, 24, o governo do Acre, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), passa a executar os exames para amonkeypox. Antes, as amostras eram enviadas para fora do estado.

Antes as mostras eram enviadas para outros estados. Foto: Odair Leal/Arquivo
Antes as mostras eram enviadas para outros estados. Foto: Odair Leal/Arquivo

O método de análise utilizado para diagnóstico da doença é o mesmo no caso da covid-19, que se chama PCR, ou Reação em Cadeia da Polimerase, que consiste na amplificação de uma região específica de DNA, facilitando o reconhecimento do vírus em questão.

O Ministério da Saúde enviou ao Acre dois kits, que rendem um total de 94 amostras para análise. A gerente do Lacen, Janaína Mazaro, explica que essa quantidade é suficiente para suprir a demanda no Acre.

“Felizmente não temos um grande número de suspeita de casos demonkeypoxaqui no estado, então, esses dois kits são suficientes porque eles rendem 94 amostras”, explicou.

O fluxo para a realização dos exames começa quando o paciente com suspeita da doença dá entrada em uma unidade de saúde e coleta a amostra, que será enviada para o Lacen e analisada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.