Cientistas da Irlanda flagraram o momento aterrador em que uma aranha conhecida como falsa viúva-negra (Steatoda nobilis) devora um pequeno mamífero na janela. O que parece apenas uma predação comum da natureza, na verdade pode representar um desequilíbrio ambiental.
O registro foi feito por pesquisadores da Universidade Nacional da Irlanda, que ressaltaram que uma predação envolvendo falsas viúvas e um musaranho-pigmeu (Suncus etruscus) pode ser perigosa para o mamífero.
Para tornar tudo ainda mais preocupante, a falsa viúva é uma espécie invasora na região, e o musaranho é protegido, pois enfrenta risco de extinção.
O estudo que explica o registro foi publicado na revista científica Ecosphere. Segundo os pesquisadores, é a primeira vez no mundo que exemplares da espécie são flagrados devorando musaranhos.
Dawn Sturgess, que fez o vídeo na janela de uma casa no sul da Inglaterra, afirma que o musaranho ainda estava vivo quando foi encontrado, embora parecia um tanto grogue pelo efeito do veneno do aracnídeo. Logo depois, a aranha o içou juntamente com a teia, onde fez o banquete.
"Esta observação demonstra ainda que a falsa viúva está perfeitamente adaptada para lidar com presas grandes, combinando veneno potente, seda extremamente forte e comportamento complexo de caça", afirmou Michel Dugon, especialista em aranhas e principal autor do estudo.
Musaranhos são bichos estranhos por si só. São capazes de atacar animais com o dobro do tamanho deles, possuem o metabolismo bastante acelerado e comem o equivalente ao próprio peso a cada 3h. Algumas espécies praticamente vivem para comer e dificilmente dormem. Soltam um odor similar ao do gambá quando ameaçados e possuem veneno.
Já o musaranho-pigmeu é um dos menores mamíferos do mundo, com cerca de 50 mm e 2,5 g de peso.