A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã desta quarta-feira, 31, no auditório, a abertura do Censo Escolar de 2023. O censo é uma pesquisa estatística fundamental realizada por estados e municípios e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Participaram do evento a assessora técnica do gabinete da SEE, representando o secretário Aberson Carvalho, Rosária Maia; a secretária Municipal de Educação de Rio Branco, professora Nabiha Bestene; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Elizete Cardoso; o chefe da Divisão de Gestão e Monitoramento de Dados, Martins Casas; e o coordenador do censo estadual, Jelsoni Calixto.
Os dados coletados durante o censo são utilizados para determinar a distribuição de recursos do governo federal, além de auxiliar no planejamento e divulgação de informações sobre as avaliações realizadas pelo Inep.
Esse levantamento é realizado em duas etapas e desempenha um papel importante na compreensão da situação educacional do país, assim como no acompanhamento da efetividade das políticas públicas. Ele fornece informações detalhadas sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais em sala de aula.
No ano de 2022, o Acre se destacou ao ser o primeiro a concluir o preenchimento dos dados do Censo Escolar pelo sexto ano consecutivo. Segundo os dados mais recentes, o estado possui um total de 1.531 escolas, das quais 616 fazem parte da rede estadual de ensino.
Outras 864 pertencem às 22 redes municipais do estado. Além disso, há sete escolas federais e 43 instituições de ensino privadas. Pelo censo do ano passado, atualmente o Acre conta com mais de 264 mil alunos matriculados, sendo 145 mil na rede pública estadual.
A assessora técnica do gabinete do secretário de Educação, Rosária Maia, destacou a necessidade de se obter resultados reais, fidedignos, para que a Educação possa ofertar um ensino de qualidade e melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas.
Além disso, ela destacou as ações que estão sendo implementadas pelo governador Gladson Cameli para melhorar a educação acreana. Citou o reforço da merenda com o prato-extra, o acesso à internet nas escolas, a distribuição de tablets para os alunos, os kits escolares, o fardamento escolar, além da distribuição de absorventes.
“Sabemos da importância do Censo Escolar e só temos gratidão por todos os atores que ajudam na realização e no levantamento desses dados, e esperamos que sejam dados e resultados fidedignos, reais”, afirmou a assessora técnica.
O coordenador estadual do Censo Escolar, Jelsoni Calixto, lembrou que hoje é o aniversário do censo, que é comemorado na última quarta-feira do mês de maio. Além disso, afirmou se tratar da maior pesquisa educacional do mundo, que no Brasil é promovida pelo Inep.
Ele destacou, ainda, a importância do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontecerá esse ano no mês de outubro, e é realizado para os alunos dos quintos e nonos anos do ensino fundamental, anos finais e para os alunos do terceiro ano do ensino médio.
“São essas notas do Saeb que ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o censo é importante para que possamos ter uma quantidade de recursos condizentes com as matrículas e com a realidade educacional de cada escola”, afirmou.
Mín. 24° Máx. 42°