A consciência ambiental, os cuidados e o respeito com o meio ambiente precisam começar desde cedo. E foi pensando nisso que o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), começou a programação do Mês do Meio Ambiente com uma ação de educação ambiental.
A atividade ocorreu nesta segunda-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Viveiro da Floresta, com crianças da Escola Estadual Zuleide Pereira de Souza. O tema da campanha este ano é “Me dê que eu planto” e foi escolhido pensando em conscientizar as pessoas a fazerem a sua parte.
“Trabalhar a educação ambiental desperta a consciência de preservação, conservação e cidadania. A criança passa a saber a importância do meio ambiente e que é preciso cuidar dele. É através das ações de hoje que promovemos um futuro de equilíbrio entre homem e natureza”, disse a secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias.
Foram feitas ações como o ato simbólico do plantio de um ipê branco, transplantio de sementes de açaí nativo, e atividades de contato com a natureza.
A diretora de Povos Indígenas da Semapi, Nedina Yawanawa, falou sobre a importância dos povos tradicionais às crianças:
“Os indígenas são os guardiões da floresta. Vivemos dos recursos naturais, mas conservamos o meio ambiente. Vocês, crianças, têm que crescer sabendo que precisam respeitar os animais, plantas e os povos que vivem da floresta e para a floresta”.
A pedagoga Helen Cristina Soares é professora e dá aulas para os alunos que estão no 3° ano. Ela disse que, em sala, ensina as crianças a terem consciência ambiental, mas que a atividade na prática só vem a agregar.
“Em sala estamos estudando os seres vivos, e é uma forma de mostrar que as plantas são seres vivos. É importante trabalhar a educação ambiental com eles desde pequenos”, afirmou.
Mín. 24° Máx. 42°