Morreu nesta terça-feira (26), aos 60 anos, o músico Jarbas Alves, mais conhecido como Jabá, baixista original do Ratos de Porão.
Ele vinha sofrendo de uma série de complicações hepáticas e renais. Nos últimos meses, amigos se mobilizaram para custear tratamentos e internações.
A banda publicou uma postagem em suas redes sociais comunicando o falecimento. No post, se limitaram a escrever:
“Descanse em paz amigo Jarbas.”
Jabá participou da fundação do Ratos em 1981, antes de João Gordo assumir os vocais. À época, o grupo tinha o guitarrista Jão nos vocais e Betinho na bateria. Ele permaneceria até 1993, tendo participado das gravações dos álbuns “Crucificados Pelo Sistema” (1984), “Descanse em Paz” (1986), “Cada Dia Mais Sujo e Agressivo” (1987), “Brasil” (1989), “Anarkophobia” (1991) e “RDP Vivo” (1992).
No período, o quarteto obteve reconhecimento internacional, chegando a registrar algumas das obras no exterior, além de ter realizado uma série de turnês e adquirido status lendário no underground. Jarbas acabaria saindo em 1993, devido a uma série de problemas pessoais.
Também esteve presente nas atividades do Periferia S.A., projeto que relembrava os primórdios da banda, novamente com Jão cantando. O grupo lançou dois discos, “Perferia S.A.” (2005) e “Fé + Fé = Fezes” (2014).