Os italianos do Rhapsody of Fire confirmaram o lançamento do seu novo álbum de estúdio para maio, via AFM Records. “Challenge the Wind” é o 14º trabalho de inéditas do grupo considerando os tempos em que se chamava apenas Rhapsody.
Também é o 5º desde a separação com o guitarrista Luca Turilli, deixando o tecladista Alex Staropoli como líder e único membro original. Ele segue sendo acompanhado pelo vocalista Giacomo Voli, o guitarrista Roberto De Micheli, o baixista Alessandro Sala e o baterista Paolo Marchesich.
O disco representa a terceira e última parte da saga “The Nephilim’s Empire”, iniciada em “The Eighth Mountain” (2019) e prosseguida com “Glory for Salvation” (2021).
O videoclipe da faixa-título pode ser conferido clicando aqui. É o segundo single, sucedendo “Kreel’s Magic Staff”, disponibilizado ainda no ano passado.
O álbum sai no mesmo mês em que a banda realiza uma turnê pela América Latina. O Brasil recebe apenas um show, a ser realizado no dia 9 em São Paulo. O local será o Carioca Club.
Antes, o grupo também visitará Cidade do México (México) e Bogotá (Colômbia), respectivamente em 5 e 7 de maio. O destino final é Santiago (Chile), no dia 10.
Quase três décadas já se passaram desde que o Rhapsody, hoje Rhapsody of Fire, despontou na cena power metal como um sopro de novidade. Inspirado pelos gigantes do gênero, além de trilhas cinematográficas, o grupo italiano chamou a atenção por seu estilo elaborado – o que os fez demorar alguns anos para passar a tocar ao vivo – e climático, angariando uma base de fãs fiel pelo planeta.
O tempo passou até que chegou o momento de os criadores do projeto, o guitarrista Luca Turilli e o tecladista Alex Staropoli, seguirem caminhos diferentes. Assim, a banda se separou em diferentes identidades: o primeiro formou o Turilli/Lione Rhapsody com o vocalista Fabio Lione (atual frontman do Angra), enquanto o segundo manteve o nome, à época já alterado para Rhapsody of Fire.