A Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Rio Branco, sedia, entre os dias 10 e 12, terça a quinta-feira, a Formação Inicial e Continuada para coordenadores dos Polos UAB, mantidos pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). O evento reúne os representantes dos oito polos de Educação a Distância (EaD) que atendem os municípios de Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
Com o objetivo de aprimorar a gestão administrativa, técnica e pedagógica dos polos UAB no Acre, a programação inclui palestras, painéis e rodas de conversa sobre temas essenciais para a EaD. A iniciativa busca fortalecer práticas de gestão, elevar a qualidade da educação ofertada e fomentar o acesso e a permanência dos estudantes nos cursos disponíveis.
Além disso, o encontro é um espaço estratégico para ampliar as redes de colaboração entre coordenadores, departamentos e divisões da SEE e instituições parceiras, consolidando o papel dos polos UAB como importantes vetores do ensino superior no estado.
“Continuo na coordenação por mais quatro anos, e as formações continuadas são muito importantes. Recebemos muitas informações para levarmos aos nossos polos e, ao mesmo tempo, compartilhamos nossas experiências, dificuldades e expectativas. Isso nos ajuda a melhorar ainda mais o ensino a distância ofertado pela Universidade Aberta do Brasil”, afirmou a coordenadora do Polo UAB em Xapuri, Elisangela Horácio Menezes.
A gestão dos coordenadores dos Polos UAB tem duração de quatro anos. Recentemente, foi realizado o processo seletivo para a nova gestão. Dos oito coordenadores, seis foram reconduzidos ao cargo. Apenas os polos de Rio Branco e Brasileia contarão com novos gestores.
“Trabalharemos aspectos como gestão administrativa, gestão de pessoas, gestão didática dos cursos e gestão pedagógica, buscando fortalecer a liderança dos coordenadores nos polos. Eles são os responsáveis pela gestão local, incentivando matrículas em cursos superiores e especializações ofertados pelas universidades do sistema UAB”, destacou a chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional da SEE, Lídia Cavalcante.
O chefe da Divisão de Ensino Superior da SEE, Jacimar Antônio da Silva, reforçou a continuidade do trabalho: “Essa formação é um ponto de partida. Vamos continuar acompanhando e conduzindo o processo de formação a distância com os coordenadores. Algumas atividades envolverão também os colaboradores dos polos, para que o trabalho em conjunto seja cada vez mais qualificado, eficiente e eficaz”.
O Sistema UAB é uma plataforma que permite a oferta gratuita de cursos a distância (EaD) por instituições públicas de ensino superior. A prioridade é atender professores em efetivo exercício na educação básica pública que ainda não possuem graduação, além de oferecer formação continuada àqueles já graduados.
The post Formação para coordenadores dos Polos UAB promove fortalecimento da Educação a Distância no Acre appeared first on Noticias do Acre .