O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), realizou mais uma ação voltada para o fortalecimento da agricultura de subsistência nas unidades de conservação com a entrega de oito kits de casas de farinha, roçadeiras e equipamentos agrícolas aos moradores da Floresta Estadual do Antimary (FEA), entre os municípios de Bujari e Sena Madureira.
A solenidade de entrega foi realizada nesta quinta-feira, 12, na quadra de esportes da Escola Estadual São João Batista, no Bujari. O investimento total foi de R$ 113 mil, alocados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio de emenda parlamentar destinada pela ex-deputada federal Vanda Milani.
“As famílias ficaram muito alegres com a entrega desses kits. Esses equipamentos vão fortalecer a agricultura e gerar renda, um ganho, pois vai ampliar a produção e trazer melhoria para a comunidade como um todo”, destacou o presidente da Associação Agroextrativista Verdes e Florestas do Igarapé Sossego Floresta Estadual do Antimary (AAVFISFEA), Paulo Maciel.
“Quero agradecer a contribuição da ex-deputada federal Vanda Milani, que destinou recursos para que possamos fortalecer a produção familiar também nas unidades de conservação. O Mapa trabalha para que políticas públicas como essa cheguem a quem mais precisa. Essa é a prova de que, juntos, podemos construir um setor rural mais forte e eficiente no Acre”, pontuou o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Acre, Paulo Trindade.
“O governador Gladson Cameli sabe a necessidade de apoiar a produção para que haja desenvolvimento aliado à conservação. Cada kit de casa de farinha representa uma economia de quase R$ 9 mil para cada agricultor beneficiado. Sabemos que é difícil o produtor tirar esse dinheiro do bolso, e agora a doação desses equipamentos vai fortalecer a produção e gerar renda”, ressaltou o gestor da Sema, Leonardo Carvalho.
“Estamos em festa com a entrega dos kits de casas de farinha, que vão beneficiar o pequeno produtor rural. A Prefeitura de Bujari tem sido um braço forte das comunidades que residem na Floresta Estadual do Antimary, apoiando com ações de trafegabilidade dos ramais. Estamos atentos às necessidades das famílias que ali residem e têm um papel muito importante na conservação. Quero agradecer a parceria com o Mapa, a Sema e os sindicatos e associações”, reforçou o prefeito de Bujari, João Teles.
Gerida pela Sema, a Floresta Estadual do Antimary (FEA) possui uma área de 45 mil hectares e foi a primeira do Brasil a realizar a exploração de manejo, via concessão florestal.
The post Moradores da Floresta Estadual do Antimary recebem kits de casa de farinha e equipamentos para fortalecimento da agricultura appeared first on Noticias do Acre .