Com colaboração de Ângela Rodrigues
Gestores, técnicos e especialistas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estiveram reunidos nesta quinta, 13, e sexta-feira, 14, para construção participativa do planejamento operacional para o biênio 2025-2026;
O evento, realizado no auditório do Hotel Nobile, em Rio Branco, possibilitou a integração de todos os departamentos e divisões da secretaria, da capital e interior, para definição das ações prioritárias.
Ao final do segundo dia, os gestores apresentaram as contribuições do plano de trabalho da Sema para os próximos dois anos. O planejamento contou com o importante apoio da Cooperação Alemã GIZ, que disponibilizou uma equipe de especialistas para assessoria e mediação, composta pela diretora do Projeto Ação para as Florestas, Alicia Spengler, o consultor Antônio Paulo Reginato e os assessores técnicos, Jânio Aquino, Josimar Silva e Renata Costa.
A abertura contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho; da secretária adjunta da Sema, Renata Souza; do secretário de Planejamento, Ricardo Brandão; do diretor executivo técnico do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Ferreira; e da diretora do Projeto Ação para as Florestas da GIZ, Alicia Spengler.
A programação também contou com palestras de destaque, como a do procurador-chefe da Procuradoria do Meio Ambiente da Procuradoria-Geral do Estado, Rodrigo Neves, que abordou o tema “Gênese da Política Ambiental do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa)”. Além disso, o diretor de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Mark Brito, apresentou a palestra sobre o “Meio Ambiente e a Nova Política Estadual de Desenvolvimento Regional”
Após as apresentações iniciais, os servidores deram início aos Grupos de Trabalho (GTs), que foram distribuídos em cinco grupos, cada um abordando uma temática específica, dentre elas:
Eixo 1: Fortalecimento Institucional; Eixo 2: Gestão Florestal Sustentável; Eixo 3: Gestão Ambiental Territorial e Bioeconomia; Eixo 4: Governança, Educação Ambiental e Direito dos Animais e Eixo 5: Cidades Sustentáveis e Gestão de Recursos Hídricos.
Nos GTs, os servidores identificam as ações prioritárias para cada eixo, a fim de assegurar a efetividade das metas a serem alcançadas.
A metodologia do planejamento foi conduzida pelos especialistas da Cooperação Alemã GIZ. A diretora do Projeto Ação para as Florestas da instituição, Alicia Spengler, relata como se deu a dinâmica dos dois dias de trabalho.
“O primeiro dia foi voltado para o nivelamento dos eixos que foram definidos anteriormente, para todos os colaboradores da Sema entenderem o que as diferentes áreas alcançaram e quais são as oportunidades, as perspectivas para o futuro. E, no segundo dia, aconteceu o desenvolvimento do plano operacional com as ações prioritárias para os próximos dois anos.”
“Reunimos nossos servidores para definição das metas e as entregas que queremos realizar para o meio ambiente do Estado do Acre nesses próximos dois anos. Como diz o lema do nosso governador, Gladson Cameli: ‘2025 é um ano de executar’ e saímos daqui mais fortalecidos, atentos ao cumprimentos das ações prioritárias”, enfatizou o Secretário de Estado do Meio Ambiente,Leonardo Carvalho.
“Esse encontro nos proporcionou a oportunidade de integrar diversas percepções sobre o trabalho da Secretaria, permitindo a união de ações que nos ajudarão a alcançar bons resultados”, destacou o Coordenador do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), Cláudio Cavalcante.
“Estávamos, há algum tempo, almejando, enquanto servidores, que acontecesse esse planejamento. Nós queremos aqui agradecer a todos e, eu creio, que faremos uma excelente execução nesse ano de 2025/2026”, ressaltou Maria das Graças Fernandes, servidora da Sema há 32 anos.
The post Gestores da Secretaria de Meio Ambiente realizam planejamento operacional para o biênio 2025-2026 appeared first on Noticias do Acre .