As unidades da Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre) foram reativadas pelo governo do Estado, ficando aptas a armazenar e beneficiar a produção agrícola do pequeno e médio produtor. As 67,2 toneladas de arroz armazenadas atualmente no núcleo de Cruzeiro do Sul demonstram a importância dessa iniciativa do Executivo para incentivar o homem do campo.
Nos últimos três anos a produção de arroz na região do Juruá foi de 554 toneladas e em 2021 foi 155 toneladas. Somente nos meses de janeiro e fevereiro a produção foi de 37, 2 toneladas.
O diretor presidente da Cageacre, Jessé Cruz, relata que a empresa estava com as contas bloqueadas sem poder gerir recursos, e que a partir da ação do governo foi possível a reativação de todas as unidades, deixando-as aptas a atender os produtores rurais, inclusive, a reforma da unidade de Xapuri que está em fase de conclusão.
A região de Cruzeiro do Sul se destaca no cultivo de arroz. Essa demanda é atendida por três peladeiras e está em processo de licitação a compra de mais três equipamentos.
Os investimentos do governo não param por ai, pois está em vias de aquisição de um equipamento que acelera a secagem dos grãos para a região de Plácido de Castro e um para secagem de café em Cruzeiro do Sul
O agricultor José Maria Santiago agradeceu o governo do Estado por manter a Cageacre em condições de ajudar os produtores a armazenar, secar e beneficiar suas safras. Também mantendo em pleno funcionamento as máquinas de moer, de secar e o depósito e armazenamento em dia.
“Satisfatório para nós agricultores termos um governo que se preocupa e apoia nossa atividade”, reconheceu o agricultor.
Mín. 22° Máx. 31°