Quarta, 17 de Agosto de 2022
34°

Poucas nuvens

Plácido de Castro - AC

Saúde Alerta

OMS alerta para aumento da frequência de doenças, como a varíola dos macacos

Diretor de emergências da OMS, Mike Ryan cita impactos das mudanças climáticas e do comportamento humano para a circulação de doenças

04/07/2022 às 11h57
Por: Agência Plácido Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Logo da OMS em Genebra | Denis Balibouse/Reuters
Logo da OMS em Genebra | Denis Balibouse/Reuters

Surtos de doenças endêmicas, como a varíola dos macacos e a febre de Lassa, estão se tornando mais persistentes e frequentes. O alerta foi feito pelo diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, nesta segunda-feira (4).

À medida que as mudanças climáticas contribuem para alterações rápidas nas condições do tempo, como a seca, animais e humanos estão mudando seu comportamento, incluindo hábitos de busca de alimentos. Como resultado, doenças de “fragilidade ecológica” que normalmente circulam em animais estão cada vez mais ocorrendo em humanos, disse ele.

“Infelizmente, essa capacidade de amplificar essas doenças e movê-las para dentro de nossas comunidades está aumentando – então tanto o surgimento de doenças quanto os fatores de amplificação das doenças aumentaram”.

Por exemplo, há uma tendência de aumento nos casos de febre de Lassa, uma doença viral aguda transmitida por roedores endêmicos da África, disse ele. “Portanto, há definitivamente pressão ecológica no sistema”, disse ele.

O comentário surge no contexto do aumento dos casos de varíola dos macacos fora da África, onde o vírus é endêmico.

Falando à imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, disse que a agência recebeu relatos de mais de 550 casos confirmados da doença em 30 países fora da África desde o primeiro relato no início de maio.

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.