Após mais de dois anos da fuga em massa no Complexo Penitenciário de Rio Branco, antigo Complexo Francisco d'Oliveira Conde (FOC), a Polícia Civil do Acre conseguiu capturar o único preso que seguia foragido. Dheyci de Angelo Lima e Lima foi encontrado preso em uma unidade prisional de São Paulo.
A informação foi divulgada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (22). A polícia acreana descobriu que Lima está detido no estado paulista por roubo e uso de documentos falsos.
Os policiais do Acre acharam o foragido após compartilharem informações com as equipes de São Paulo para cumprirem um mandado judicial expedido contra o foragido. As investigações são da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco).
Fuga em massa
Os detentos fugiram do pavilhão L, onde cumpriam pena em regime fechado, no dia 20 de janeiro de 2020. A fuga ocorreu após um fim de semana violento com sete execuções na capital acreana. Um vídeo mostra o momento exato em que os 26 presos escalaram o muro e deixaram a unidade.
Na época, 26 presos escaparam por um buraco aberto na parede de uma cela do pavilhão. Depois, eles usaram cordas improvisadas com lençóis para escalar o muro da unidade prisional.
Logo após a fuga, o secretário de Segurança Pública em exercício da época, Ricardo dos Santos, não descartou uma possível ligação entre a fuga em massa na unidade prisional e o caso dos 76 detentos que fugiram de um presídio no Paraguai, no dia 19 de janeiro daquele ano.
Ao todo, foram abertas três investigações para apurar como se deu a fuga: uma do Ministério Público Estadual (MP-AC), uma do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) e a da Polícia Civil.
Mín. 24° Máx. 41°