Com um objetivo em mente, o Assistente Educacional Jeferson Melo, iniciou o ano de 2023 com uma nobre missão: arrecadar materiais escolares para crianças carentes do bairro em que reside em Plácido de Castro, São Cristóvão, região periférica do município. Junto com a esposa, Elisandra Vieira, abraçaram a iniciativa e há alguns meses, a dupla tem se empenhado em aliviar o fardo de algumas famílias que muitas vezes não tem nem o que comer.
Sobre a iniciativa, Jeferson acredita que as crianças ficam mais animadas para estudar quando têm materiais escolares novos.
"A grande maioria das famílias que residem neste bairro, são de baixa renda e sobrevivem às custas de programas sociais como o Bolsa Família e que não dispõem de condições de comprar o material escolar de seus filhos", disse.
Melo contou que a intenção era entregar os materiais até este domingo, 19 de março, um dia antes do início das aulas e, nesta manhã, as arrecadações foram entregues. Desde o início deste ano ele vinha arrecadando doações: cadernos, mochilas, lápis e borrachas, mas a quantidade ainda era baixa para atender a quantidade de alunos que precisam.
Criança é beneficiada por Projeto social que visa ajudar famílias que não podem comprar material escolar - Foto: Reprodução/Facebook
"As aulas retornam nesta segunda-feira, 20, mas sabemos que muitas crianças não voltam a estudar nem na primeira, nem na segunda semana, justamente porque não têm materiais escolares. Por isso, para evitar que algumas dessas crianças ficassem mais tempo sem estudar, tomamos a iniciativa e hoje [domingo, 19], contemplamos algumas famílias, já que não tivemos como atender a todas", contou.
Após a arrecadação que foram doadas por comerciantes e pessoas comuns, os kits foram montados de acordo com o grau escolar das crianças e distribuídos nas residências. Além dos kits, as famílias beneficiadas receberam junto a esperança de um futuro melhor para seus pequenos.
"O material básico de educação que arrecadamos e doamos, sem sombras de dúvidas será de grande importância para que estas crianças evitem a evasão escolar, principalmente pelo fato dos pais não terem condições de comprar material escolar. Assim, buscamos alcançar essas crianças para que elas não desistam de ir para a escola e possam ter uma qualidade de educação melhor", finalizou Jeferson.
Iniciativas como essa são muito bem-vindas para estas famílias, algumas delas compostas por grande número de membros, com pai e mãe desempregados sobrevivendo do Bolsa Família, antigo Auxílio Brasil, não dispondo assim de condições para comprar os itens escolares para os filhos.
Obs: As aulas na rede pública de educação iniciam nesta segunda-feira, 20, tanto nas escolas municipais como estaduais.
Galeria:
Mín. 21° Máx. 28°