As alagações que atingem pelo menos 4 municípios acreanos desde meados da semana passada, também está afetando algumas famílias que residem próximo a córregos em bairros periféricos de Plácido de Castro, causando transtornos e deixando diversos quintais embaixo d'água. [confira fotos mais abaixo]
Em diversas imagens feitas por moradores que residem próximo aos pontos atingidos, é possível identificar que em alguns locais, há casas que a água está beirando ao assolho e famílias ficando em situação de desespero em decorrência do medo de terem de abandonar seus lares por conta da enchente.
Equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), juntamente com a Secretaria de Assistência Social, por meio da Prefeitura Municipal de Plácido de Castro, atuam na assistência às famílias afetadas pelas chuvas torrenciais que caíram sobre a região nos últimos dias.
Em solidariedade às famílias atingidas pelas cheias dos rios e córregos acreanos, na tarde desta segunda-feira, 27, o prefeito Camilo Silva resolveu cancelar as festividades em alusão ao 46° aniversário da cidade que aconteceria na próxima quinta-feira, 30.
Igarapé Divisionário
Moradores que residem no ramal Maloca, localizado no quilômetro 6, da rodovia Ac-475, também estão enfrentando problemas com enchentes depois que o igarapé Divisionário transbordou e as águas cobriram a pista e impediu a trafegabilidade.
Nas redes sociais, moradores chegaram a fazer apelo, solicitando embarcações para que pudessem levar os filhos à escola ou se deslocarem para fazer compras. O ramal segue alagado e a tendência é que as águas subam ainda mais, já que a previsão é de mais chuvas para a região durante toda esta semana.
Córregos e Canais
Já no meio urbano, famílias em situação de vulnerabilidade social que residem próximo a pequenos córregos e ao canal que corta os bairros Thaumaturgo, Olaria e São Cristóvão, estão apreensivas com a quantidade de chuvas que diariamente caem sobre a região.
Em anos passados, algumas dessas famílias tiveram que ser deslocadas de suas casas e serem alojadas em um abrigo provisoriamente montado no Ginásio de Esportes Wilson Paula da Pena. O medo delas é que este cenário possa voltar a se repetir.
Rio Abunã
Na medição desta segunda-feira, 27, o manancial se encontrava próximo dos 13 metros, com tendência a avançar nas próximas horas, principalmente por conta do excesso de chuvas que diariamente caem sobre as cabeceiras e afluentes.
Nesta segunda-feira, 27, foram registrados 23,91 milímetros de chuvas na região de Plácido de Castro. Segundo o Clima Tempo, a previsão é de mais chuvas por pelo menos até o próximo final de semana.
Galeria
Mín. 22° Máx. 33°