O ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre) continua captando doações de sangue direcionadas ao público em geral, nesta quarta-feira, 24, em frente Praça dos Seringueiros, em Plácido de Castro.
A ação faz parte do cronograma anual de campanhas de coleta externa nos municípios do Acre, com a finalidade de suprir os estoques de sangue do Hemocentro de Rio Branco, que distribui para toda a rede hospitalar estadual e do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: Raimundinha Custódio/ Secom/PMPC
Segundo Gabriela Curty Said, gerente administrativo do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre), para doar sangue é preciso estar saudável, pesar mais de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 16 e 17 anos também podem doar, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis.
É importante ressaltar que essa campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância deste gesto humanitário e solidário, que torna possível salvar muitas vidas, e que o ideal é que o doador de sangue realize pelo menos três doações no período de 12 meses.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres em período de pós-parto não podem doar. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Mín. 22° Máx. 33°