O 3º sargento do Exército Brasileiro, Paulo Toshio Yamashiro, morreu na madrugada desta quinta-feira (18) após sofrer um acidente com uma máquina pesada na Operação Alto Purus, em Santa Rosa do Purus, interior do Acre, enquanto participava de uma obra de manutenção na pista do aeródromo da cidade.
Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) informou que a pista está cedida ao Exército brasileiro e que está passando por processos de manutenção. (Leia na íntegra abaixo)
De acordo com o 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) de Rio Branco, o acidente entre a vítima e uma motoniveladora ocorreu por volta das 17h de quarta (17), enquanto o batalhão do município realizava os trabalhos de readequação e ampliação do aeródromo.
Conforme o batalhão, houve um choque de grande impacto entre ele e o equipamento de engenharia. Em seguida, Paulo foi socorrido e conduzido ao hospital da cidade.
Por conta da gravidade da situação, foi solicitado transporte aéreo para que ele fosse conduzido à capital Rio Branco para os devidos atendimentos médicos de urgência, por meio de aeronaves militares do 4° Batalhão de Aviação do Exército, do 7° Comando Aéreo Regional (Comar-FAB) e junto à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-AC).
O avião chegou a ser preparado com a estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e se deslocaria às 5h desta quinta. Porém, o militar não resistiu e morreu nesta madrugada.
"O 7º BEC instaurou um Inquérito Policial Militar, a fim de apurar as circunstâncias do acidente e está adotando todas as medidas cabíveis para o translado do corpo e apoio à família do militar", destacou o batalhão em nota.
"O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), informa que a pista de pouso e decolagem do aeródromo de Santa Rosa do Purus está temporariamente cedida ao Exército Brasileiro, representado pelo 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC). Durante esse período, a pista tem passado por intensos trabalhos de manutenção.
O Estado apoia integralmente o trabalho do Exército no transporte de equipamentos e insumos necessários para a reconstrução da pista.
O novo projeto, desenvolvido pelo Exército, prevê uma pista de concreto armado, a primeira do estado com esse tipo de material, com capacidade de atender a demanda pelos próximos 50 anos. A estrutura terá 1,2 quilômetro de extensão, 30 metros de largura e 25 centímetros de espessura, proporcionando mais segurança, qualidade e menor custo de manutenção.
Presidente do Deracre
Sula Ximenes".
Mín. 22° Máx. 31°