A Polícia Federal e a Comissão de Valores Mobiliários vão investigar um possível crime de manipulação contra o mercado de capitais, depois da divulgação, nas redes sociais, de uma informação falsa envolvendo a política monetária, o Banco Central e o futuro presidente do BC, Gabriel Galípolo.
A investigação vai ocorrer a pedido da Advocacia-Geral da União. Na última terça-feira (17), foi identificada uma série de postagens com falsas declarações de Galípolo em um perfil no X. As alegações foram desmentidas pelo Banco Central, mas ganharam repercussão em perfis de analistas econômicos, o que acabou impactando na cotação do dólar.
A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia argumenta que essa fake news interfere diretamente na percepção do mercado e compromete a eficácia da política de estabilização cambial.
“Manifestações em plataformas digitais não podem ser realizadas para gerar desinformação sobre políticas públicas nem minar a legitimidade das instituições democráticas”, argumentou a procuradora nacional da União de Defesa da Democracia, Karina Nathércia Lopes.
Galípolo é diretor de Política Monetária do Banco Central e foi indicado para a presidência do BC pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele deve tomar posse em janeiro.
Ouça na Radioagência Nacional
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Negócios Há 2 horas
Sungrow já oferece soluções integradas de BESS no Brasil
O cenário dos sistemas de armazenamento de baterias no Brasil tem mostrado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado por diversos...
Economia Há 3 horas
Crédito bancário deve crescer 10,6% neste ano e 9,6% em 2025, prevê BC
Projeções foram reduzidas diante da alta dos juros
Acre Há 3 horas
Governo do Acre facilita acesso ao benefício de redução de ICMS para bares, restaurantes e similares
O governo do Acre anunciou nesta quarta-feira, 18, a desburocratização do benefício de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço...
Economia Há 4 horas
Projeção de crescimento da economia sobe de 3,2% para 3,5% em 2024
Previsão de inflação aumenta de 4,3% para 4,9%, acima da meta, diz BC
Negócios Há 5 horas
Empresários podem se beneficiar com incentivos fiscais em MT
Os incentivos fiscais oferecidos pelo estado de Mato Grosso são uma oportunidade estratégica para empresas que desejam expandir seus negócios