A Banda Queen no Morumbi, as vésperas dos antológicos shows dos dias 20 e 21 de Março de 1981 no Brasil !
Antes do Rock’n Rio em 1985 não era comum bandas internacionais virem a América do Sul. A gente podia contar nos dedos os que tiveram a coragem de vir. O Queen se apresentou em 81 em São Paulo e Buenos Aires. Há alguns anos saiu um livro chamado: A verdadeira História do Queen, de Mark Blake em que o autor reserva um capítulo para esta aventura da banda na América do Sul.
Suborno, preconceitos e dificuldades burocráticas desfilam com uma familiaridade que justifica a ausência dos grandes grupos por aqui . Equipamentos de Luz e som, nas fronteiras , passavam em troca de uma boa cota de dinheiro. Nas estradas dos dois países a frota de caminhões foi parada várias vezes e tome mais suborno. Quando alguns refletores do palco deram problemas, a produção conseguiu por uma módica quantia, um outro com a logomarca gravada do Earth Wind and Fire que tocou em 1980 pelo Brasil.
Depois de algumas pesquisas descobriram que aquele equipamento oficialmente havia sido roubado ! Quando acabaram os shows do Queen no Morumbi a produção empacotou rapidamente o material tecnológico da banda e mandou com escolta 24 horas para o aeroporto de Congonhas. Um membro do Staff ficou de guarda ao lado das caixas de equipamento até esses serem embarcados para os EUA.
Outro questionamento na época feito pelos fãs era por que a vinda de uma banda tão boa e ascendente como o Queen geraram tão poucos shows por aqui. Apesar que o do dia 21, foi televisionado direto pela Rede Bandeirantes de televisão. Pois bem, os empresários da banda, queriam que o grupo tocasse também no Maracanã.
Mas as tentativas foram barradas pelo Staff do governador Chagas Freitas. Chegou a ser negociada uma doação financeira as obras de caridade da esposa desse mas a negativa foi mantida. Em nota oficial do governador, justificando a não liberação do estádio para a banda, dizia que o Maracanã só podia receber eventos de relevância desportiva, religiosa ou Cultural.
Dando como exemplo a visita do Papa e o show de Frank Sinatra em 1980. Pois é amigos ! Revoltante não ? Um outro show em Belo Horizonte foi agendado mas os interessados desistiram sem maiores explicações . De positivo, registra-se o deslumbramento dos integrantes da banda com a recepção e interação do público dos dois países no momento dos shows. Love of my Live de 1976, tornou-se um sucesso mundial depois da apresentação por esse lado do planeta. Um single com a gravação ao vivo e participação do público foi editado, lançado e tocado milhares de vezes em todo o mundo.
Apesar dos pesares no fim a turnê contabilizou um lucro de três milhões e meio de Dólares para a banda. Com certeza a explosão de vendas de discos e singles do Queen por aqui e na Argentina e o crescimento do números de fans do grupo após a excursão de 1981, ajudaram a aumentar muito estes lucros!
Quem esteve no Morumbi, Estádio do Vélez Sársfield ou, como eu , viu o show pela TV, não esquece aqueles momentos mágicos.
Em 1985, já consagrado, o grupo voltou para o Rock’n Rio. A transmissão ao vivo dos Shows pela Rede Globo, conquistaria de vez todo o País ... mas isto já é uma outra história ...
Mín. 22° Máx. 31°