A cidade murada de Mayapán é considerada a última grande capital da cultura maia no pós-clássico (1200-1450 DC). Possui uma extensão de 4 km², nos quais estão aproximadamente 4.000 estruturas e acredita-se que a cidade tenha uma população de 12.000 habitantes.
No local e através da arquitetura é possível perceber a forte influência de Chichen Itzá, exemplo disso é o prédio principal ou mais conhecido como Castelo de Kukulkan, que é o mesmo de Chichen Itzá só que menor. Na Praça Central estão os edifícios cívicos, administrativos e religiosos, bem como as residências da classe dominante.
São edifícios construídos sobre alicerces que possuem corredores com colunas, templos e oratórios com altar ao fundo e banquete nas laterais. Os edifícios redondos, conhecidos como observatórios, e os pequenos santuários também são representativos.
Mayapán foi habitada desde o início de nossa era até a queda da cidade por volta de 1450 D.C. Sabe-se que as pessoas viveram nas proximidades do local desde o Pré-clássico e o Clássico Antigo (300 aC-600 dC).
Mín. 22° Máx. 31°