O Delegado de Polícia Civil de Plácido de Castro, Danilo Regis Almeida, concedeu entrevista exclusiva nesta quarta-feira, 12, ao Programa Informativo Plácido que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 08 às 10 da manhã pela Rádio EcoAcre FM do Município. Na pauta, foram abordadas discussões acerca da atuação da Polícia no combate a criminalidade, apreensões, operações, campanha maio laranja e prisões de líderes de facções criminosas que dominam a região do Baixo Acre.
Desde que assumiu o posto de Delegado de Polícia em Plácido de Castro, Danilo Almeida tem atuado de maneira dura e firme no combate aos membros de uma facção criminosa hegemônica no Município, realizando prisões de lideranças, coibindo o tráfico de drogas, furtos de veículos na fronteira Brasil-Bolívia e desmantelando organizações criminosas.
Operação Carretera Cerrada
A Operação foi desencadeada no dia 24 de abril pelas Forças de Segurança de Plácido de Castro, formadas pelas Polícias Civil e Polícia Militar comanda pelo Capitão Dário, com o apoio das Polícias da Primeira Regional de Rio Branco, através do Delegado Judson Barros, além de agentes de Acrelândia, Capixaba e CP Cães.
Durante a operação, foram cumpridos 7 mandados de buscas e apreensão contra membros de uma organização criminosa acusados de terem invadido o prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Plácido de Castro e terem subtraído do local duas camionetes modelo amaroks, recuperadas em um atoleiro já em território boliviano.
Durante a ação policial, 5 pessoas foram presas nos bairros Magrão, Thaumaturgo e Manchete e outras duas na Capital, Rio Branco. Os acusados se encontram a disposição da justiça e aguardam julgamento no presídio estadual.
Mais recentemente, outras três pessoas foram presas acusadas de participação no roubo das duas camionetes, sendo dois brasileiros e um boliviano de 47 anos. Este por sua vez, é considerado peça chave no esquema de roubos de camionetes na fronteira Brasil-Bolívia. Segundo a polícia, é ele quem receptava os veículos e contratava os puxadores, já em território boliviano, para que as camionetes sejam levadas á cidade boliviana de Ribeira Alta, de onde os carros são vendidos ou trocados por drogas, armas e munições.
Lei Maria Da Penha
Danilo Almeida falou ainda sobre os casos de violência doméstica no Município de Plácido de Castro e afirmou que a Polícia Civil e Militar estão atuando firme no combate a esse tipo de crime e encaminhando ao presídio, agressores que transgridem a lei.
Maio Laranja
O combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes é o tema da campanha de conscientização do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A iniciativa reforça as atividades do mês marcado pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As peças da campanha são publicadas durante todo o mês nas redes sociais.
O objetivo da campanha é levar informações à população e, principalmente, aos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), que atuam de maneira mais direta com o público infanto-juvenil. A ideia é que esses atores conheçam a realidade atual de crianças e adolescentes que sofrem violência e outras violações de direitos, para que o atendimento a esse público seja cada vez mais eficaz.
Danilo Almeida disse que acredita que as crianças e adolescentes devem ser protegidos com prioridade absoluta, como está na Constituição Federal. E, para isso, é preciso que governo, instituições e sociedade civil caminhem de mãos dadas.
Então, se você tem conhecimento de algum caso de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, pegue o telefone e disque 100. Sua identidade será mantida em sigilo e a denúncia serve como disparador de ações de proteção às vítimas.
Mín. 22° Máx. 31°