Sexta, 03 de Dezembro de 2021
27°

Pancada de chuva

Plácido de Castro - AC

Senado Federal Senado Federal

Comissão do Parlamento do Mercosul aprova doação de dois helicópteros ao Paraguai

A Comissão da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul aprovou nesta quarta-feira (20) projeto de lei que autoriza o governo federal a do...

20/10/2021 às 14h45
Por: Agência Plácido Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

A Comissão da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul aprovou nesta quarta-feira (20) projeto de lei que autoriza o governo federal a doar dois helicópteros ao Paraguai. Esse projeto (PL 331/2020), de autoria do Poder Executivo, recebeu parecer favorável do senador Marcio Bittar (PSL-AC). Agora o texto segue para análise na Câmara dos Deputados.

Na justificativa do projeto, o governo federal afirma que a doação dos helicópteros — modelos Bell 412, de fabricação norte-americana — visa possibilitar o emprego dessas aeronaves em ações de prevenção e repressão a crimes na fronteira entre os dois países, que possui 1.365 quilômetros de extensão. Entre os crimes praticados na região, estão tráfico de armas, tráfico de drogas e contrabando.

“Dessa forma, a extensão da fronteira, por si só, já é fator que obstaculiza sua fiscalização eficaz, sobretudo no que diz respeito à prevenção e à repressão de crimes transnacionais que ocorrem cotidianamente na região”, afirma o governo.

De acordo com o texto aprovado nesta quarta-feira, as aeronaves serão doadas em seu estado atual de conservação. Caberá à Polícia Federal arcar com os custos do trajeto entre Brasília e Foz do Iguaçu (PR), onde ocorrerá a transferência para o Paraguai — o gasto com o traslado é estimado pelo governo em R$ 103,6 mil.

O relatório de Marcio Bittar ressalta que o projeto, além de ajudar a reforçar a segurança na região, também permitirá estreitar os vínculos entre os dois países, que integram o Mercosul.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.