Domingo, 23 de Janeiro de 2022
29°

Pancada de chuva

Plácido de Castro - AC

Internacional Moby Dick real

Cachalote branca raríssima é vista no mar da Jamaica

Baleia semelhante à descrita no livro de Herman Melville foi registrada a partir de navio mercante holandês. Assista ao vídeo

01/12/2021 às 15h51
Por: Agência Plácido Fonte: R7
Compartilhe:
Cachalote branca, como a descrita no romance Moby Dick, foi avistada no mar da Jamaica MONTAGEM/R7, COM LEON VAN TOLY (VIA YOUTUBE/GUARDIAN NEWS)
Cachalote branca, como a descrita no romance Moby Dick, foi avistada no mar da Jamaica MONTAGEM/R7, COM LEON VAN TOLY (VIA YOUTUBE/GUARDIAN NEWS)

Uma cachalote branca raríssima foi avistada recentemente pela tripulação de um navio mercante holandês, ao longo da costa jamaicana. Esse tipo de baleia geralmente apresenta coloração cinzenta, preta ou castanha.

Ainda assim, o flagrante não demorou a ser comparado ao indivíduo mais famoso da espécie: a lendária e fictícia Moby Dick, personagem central do romance homônimo de Herman Melville.

Há poquíssimos registros de baleias brancas neste século. A última a ser noticiada, por exemplo, ocorreu no mar da ilha italiana de Sardenha, em 2015.

"Acho que nunca vi uma cachalote totalmente branca", revelou o especialista em cachalotes, Hal Whitehead, em entrevista ao jornal britânico Guardian. "Já vi algumas com bastante branco, geralmente em manchas na barriga e perto dela", acrescentou.

De acordo com a publicação, o animal avistado no mar jamaicano não é necessariamente albino. Ele também pode apresentar uma condição conhecida como leucismo: uma distribuição irregular do pigmento melânico na pele. Porém, os olhos não apresentam alteração — no caso dos albinos, os olhos são rosados.

Mas, devido à distancia da filmagem, fica difícil cravar o motivo da branquitude da cachalote em questão.

A critério de curiosidade, essa espécie de baleia pode atingir até 18 m de comprimento e são considerados os maiores predadores dentados do planeta.

Além disso, ao lado das baleias-azuis, possuem o maior cérebro dentre os animais, o que possibilita um nível complexo de comunicação, com diferentes dialetos e trasmissão de cultura intergeracional.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.