Quarta, 17 de Agosto de 2022
34°

Poucas nuvens

Plácido de Castro - AC

Geral Alerta

Cuidado! Novo golpe utilizando Auxílio Brasil; entenda

Criminosos estão utilizando um aplicativo falso com o nome do programa para atrair pessoas que estão procurando informações acerca dos benefícios.

05/08/2022 às 17h04 Atualizada em 05/08/2022 às 17h46
Por: Agência Plácido Fonte: Escola Educação
Compartilhe:
Foto Reprodução
Foto Reprodução

Ao que tudo indica, há um novo tipo de golpe envolvendo benefícios sociais do governo federal. Criminosos estão utilizando um aplicativo falso com o nome do Auxílio Brasil. Em suma, eles utilizam páginas na internet com dados do programa. O intuito é atrair pessoas que estão procurando informações acerca dos benefícios.

Além disso, os criminosos também conseguiram incluir na Play Store oito aplicativos falsos com o nome do Auxílio Brasil, criados com o objetivo de roubar dados dos usuários do benefício.

É válido destacar que essa movimentação não é nova no território nacional, visto que anteriormente a mesma “tática” foi utilizada para roubar dados do Auxílio Emergencial. De acordo com a pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, Erica Brito Bakonyi, “precisa haver uma campanha do governo para auxiliar as pessoas e mostrar os riscos de fraudes. Senão, os vazamentos de dados e os golpes vão continuar”.

Além disso, segundo Alessandro Magalhães, gerente de Cyber Security da Mazars, “as pessoas precisam ter uma análise crítica das permissões que os apps exigem para liberar funções, como acesso a álbum de fotos pessoais, redes sociais, contatos. São situações em que a pessoa precisa parar para analisar”.

Por fim, conforme aponta a Caixa Econômica Federal, o beneficiário que já recebe o auxílio não precisa baixar nenhum tipo de aplicativo, visto que o pagamento é feito utilizando o mesmo sistema do Bolsa Família. 

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.