Sábado, 01 de Outubro de 2022
27°

Poucas nuvens

Plácido de Castro - AC

Economia Dinheiro Extra

ERRO do INSS faz segurados ganharem dinheiro EXTRA; veja quem recebe

Em caso de haver alguma inconsistência nos dados repassados ao INSS, segurado pode ter o benefício bloqueado. Saiba como evitar isso!

17/08/2022 às 09h41
Por: Agência Plácido Fonte: Edital Concursos Brasil
Compartilhe:
Foto Reprodução
Foto Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicita que seus segurados informem os dados pessoais corretamente para evitar o bloqueio ou a suspensão de benefícios. Mas se mesmo depois da atualização das informações a autarquia mesmo assim interromper os pagamentos, saiba que o beneficiário pode receber uma indenização por danos morais.

De acordo com um levantamento feito pelo instituto, milhões de cadastros estavam com os registros errados a respeito dos usuários. E isso dá margem para a suspenção no repasse de benefício, muitas vezes em razão de falhas do próprio INSS.

Cadastro com erro no INSS

No geral, em caso de haver alguma inconsistência nos dados repassados ao INSS, o segurado pode ter o benefício bloqueado, o que vai gerar prejuízo ao segurado devido a quantia mensal. Por isso, é importante a pessoa sempre ficar atenta às notificações da autarquia para não ficar sem receber.

Em caso de identificada falha no cadastro, a dica é que o segurado procure o INSS o quanto antes para que o dado seja corrigido o mais rápido possível. Essa atualização está disponível pelos principais canais digitais de atendimento do órgão, como o site ou aplicativo Meu INSS.

Caso não tenha sucesso no requerimento pela internet, dá para realizar esta etapa de forma presencial em qualquer uma das agências da Previdência. Lembrando que é necessário apresentar todos os documentos que comprovem as informações para a correção do erro no cadastro.

Pagamento de indenização

Se houver a suspensão do benefício e o INSS levar muito tempo para a retomada do pagamento após a devidas correções, o segurado prejudicado pode procurar assistência jurídica.

Neste caso, se for movida uma ação que ganho de causa, ele poderá receber uma indenização por danos morais, tendo em vista que o INSS não pode suspender os pagamentos sem dar ao beneficiário a chance de apresentar defesa ou corrigir os dados.

Sendo assim, em caso de necessidade de atualização cadastral, a recomendação é que o segurado atualize seus dados para evitar dores de cabeça. Em cenários mais complexos, a ajuda de um advogado previdenciário pode ser de grande ajuda.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.