O Distrito Federal terá nas eleições desde ano o maior número de candidaturas femininas por vaga na Câmara dos Deputados. Serão 75 postulantes para uma bancada de oito parlamentares – ou, na média, 9,4 por vaga.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicavam nesta quarta-feira (17) o registro de 3.548 candidaturas femininas para a Câmara dos Deputados, ou 6,9 para cada uma das 513 vagas. Do total, 11 estados apresentam média inferior à nacional. Esses números ainda poderão ser atualizados pela Justiça Eleitoral.
A Emenda Constitucional 111 estabeleceu incentivos para a eleição de deputadas federais mulheres. Os votos nas candidaturas femininas contarão em dobro para a distribuição de recursos do Fundo Eleitoral entre os partidos a partir de 2023.
As candidaturas femininas neste ano representam 35% do total para a Câmara. Dos quase 10,3 mil postulantes, 416 declararam “deputado” ou “deputada” como ocupação principal. Nesse grupo, segundo o TSE, 62 são mulheres, ou 15% do total de candidaturas – mesmo percentual de eleitas para a Câmara em 2018.
Outras ocupações que se destacam entre todos os candidatos à Câmara são as de empresário, advogado, servidor público e professor. As candidaturas femininas nesses casos correspondem, respectivamente, a 26%, 32%, 32% e 44%.
Entre as candidatas à Câmara, 33% estão na faixa de 41 a 50 anos de idade, e 26% de 51 a 60 anos. A maior parte delas (58%) declarou à Justiça Eleitoral ter concluído o ensino superior. As casadas são 39% do total, e as solteiras, 38%.
Unidade Popular, registrado no TSE em 2019, é o partido com maior proporção de candidaturas femininas (71%) à Câmara, sendo 12 do total de 17 na legenda. Já o Republicanos terá 174 candidatas mulheres, o maior número entre os partidos.
Câmara dos Deputados Proposta susta decreto que alterou regras para a aplicação de multas
Câmara dos Deputados Proposta regulamenta ações de inteligência das polícias ostensivas
Câmara dos Deputados Projeto assegura registro civil a filho de casal homoafetivo gerado fora de clínicas especializadas
Câmara dos Deputados Projeto libera recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para compra de munição
Câmara dos Deputados Projeto substitui programas baseados em cotas raciais por critério de vulnerabilidade econômica
Câmara dos Deputados Congresso recebe projeção de imagens pelo Dia Mundial do Coração
Mín. 22° Máx. 36°



