O Projeto de Lei 2166/22 isenta do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) os valores do Auxílio Brasil, do Auxílio Gás e dos auxílios recebidos por transportadores autônomos de cargas e taxistas. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
Autor da proposta, o deputado Nereu Crispim (PSD-RS) lembra que, em junho, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 123, que permitiu ao governo federal gastar fora do teto de gastos neste ano mais R$ 41,25 bilhões para aumentar benefícios sociais, conceder ajuda financeira a caminhoneiros e taxistas, ampliar a compra de alimentos para pessoas de baixa renda e diminuir tributos do etanol.
“Ao não promover a atualização da tabela do IRPF, muitos beneficiários preencherão os requisitos para o pagamento do imposto (ganhar mais de R$ 28.559,70 no ano). Ou seja, o Estado fornece ao cidadão os benefícios sociais e, ao mesmo tempo, retira deles ao cobrar os impostos”, critica o deputado.
O projeto altera a Lei 9.250/95.
Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara dos Deputados Proposta susta decreto que alterou regras para a aplicação de multas
Câmara dos Deputados Proposta regulamenta ações de inteligência das polícias ostensivas
Câmara dos Deputados Projeto assegura registro civil a filho de casal homoafetivo gerado fora de clínicas especializadas
Câmara dos Deputados Projeto libera recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para compra de munição
Câmara dos Deputados Projeto substitui programas baseados em cotas raciais por critério de vulnerabilidade econômica
Câmara dos Deputados Congresso recebe projeção de imagens pelo Dia Mundial do Coração
Mín. 22° Máx. 36°



