A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5467/19, que reverte em benefício dos povos indígenas os valores arrecadados em pagamento de multas por infração ambiental cometida em terras indígenas.
De autoria da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), a proposta altera a Lei dos Crimes Ambientais e o Estatuto do Índio.
O parecer do relator, deputado Nilto Tatto (PT-SP), foi favorável à proposta. “De acordo com o Conselho Indigenista Missionário, os casos de invasões de TI [terra indígena] subiram de 109, em 2018, para 256 casos em 2019, um aumento de 135%. As invasões foram registradas em 151 terras indígenas, habitadas por 143 povos distintos, em 23 estados, ou seja, em quase todo o País”, apontou.
O parlamentar ressaltou ainda que a destruição e contaminação dos recursos naturais das terras indígenas por atividades ilegais destroem os meios de vida dos indígenas. “É mais do que justa, portanto, a proposta de que os valores arrecadados com a imposição de multas por infração ambiental em terra indígena sejam destinados às próprias comunidades atingidas”, avaliou Tatto.
Tramitação
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara dos Deputados Câmara pode votar nesta quarta-feira aumento de pena para crimes de injúria racial
Câmara dos Deputados Câmara aprova projeto que prorroga subsídios para microgeração de energia solar
Câmara dos Deputados Comissão da Mulher da Câmara entrega diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós
Câmara dos Deputados Especialistas pedem mais recursos para prevenção à violência contra crianças e adolescentes
Câmara dos Deputados Câmara aprova projeto de combate à violência nas escolas
Câmara dos Deputados Câmara aprova projeto que prevê ações de prevenção do sofrimento psíquico entre jovens
Câmara dos Deputados Pesquisas sobre pessoas em situação de rua serão tema de audiência pública
Câmara dos Deputados Deputados concluem votação de projeto que prorroga subsídios para microgeração de energia; acompanhe
Câmara dos Deputados Aprovado texto-base de projeto que prorroga subsídios para microgeração de energia; acompanhe
Mín. 23° Máx. 30°



