Dentre todos os planetas do nosso sistema solar, Saturno é definitivamente um dos mais fascinantes. Além dos seus lindos anéis, Saturno também desperta curiosidades pela quantidade de luas em sua órbita, por ser o segundo maior planeta do sistema e ainda por consistir quase inteiramente de gases. Se saber disso só deixou mais intrigado pelo planeta, confira os detalhes completos das 5 maiores curiosidades sobre Saturno!
1. Não é possível pisar em Saturno
Um dos fatos mais curiosos sobre Saturno é que ele não tem uma superfície sólida, então mesmo se um de nós conseguisse viajar até lá, seria impossível pisar no planeta. Isso acontece porque Saturno é um planeta que consiste inteiramente em gases, sendo que a maior parte é composta por hidrogênio e hélio. Mesmo os anéis em volta do planeta não possuem uma superfície única, como veremos no próximo tópico.
2. Os anéis são uma mistura de gelo, pedras e poeira
Mesmo que não pareça de longe, os anéis de Saturno constituem de vários pedaços soltos
Como acabamos de mencionar, você não teria como pisar nos anéis de Saturno, mas não é porque ele consiste em gases como o planeta. Embora pareçam ter uma superfície lisa quando vistos de longe, os anéis são feitos de diversos pedaços de gelo, pedras e poeira de tamanhos bem diferentes, sendo que alguns podem chegar à altura de prédios bem grandes.
Ainda há discussões sobre como os anéis foram formados, mas uma das teorias é que uma das luas de Saturno sofreu uma colisão (que pode ter sido com outra lua ou contra o próprio planeta) e os seus restos continuaram a orbitar em volta do planeta. Um fato interessante é que parte desses pedaços caem continuamente, o que significa que Saturno deixará te ter seus anéis atuais nos próximos 100 a 300 milhões de anos.
3. Um ano em Saturno equivale a trinta anos na Terra
Apesar de parecer algo óbvio para alguns, muita gente não sabe é que o tempo não passa da mesma maneira em todos os planetas do sistema solar. Como sabemos, um ano equivale a uma volta inteira do planeta ao redor do Sol e alguns simplesmente demoram mais tempo para completar essa volta. No caso de Saturno, um ano equivale a trinta anos normais da Terra. Além de estar dez vezes mais distante do Sol do que a Terra, Saturno ainda realiza sua viagem pelo espaço de forma bem mais devagar, o que causa essa grande diferença entre os dois planetas.
4. Saturno é nove vezes mais largo que a Terra
Quem já viu qualquer ilustração dos planetas do nosso sistema solar deve ter percebido que a Terra é bem pequena. O que talvez você não saiba é que Saturno é nada menos do que nove vezes maior que o nosso planeta, com um raio de 58.232 quilômetros. Uma boa comparação que a NASA fez é que se a Terra fosse uma moeda de cinco centavos, Saturno teria o mesmo tamanho de uma bola de voleibol. Se é demorado para viajar para diferentes países e continentes em nosso planeta, imagine o tempo que levaria se fosse possível fazer uma volta ao mundo em Saturno.
5. O planeta tem dezenas de luas em sua órbita
Enquanto temos apenas uma lua por aqui, Saturno conta mais de oitenta satélites naturais
Anteriormente, falamos que uma das luas de Saturno pode ter dado origem aos seus anéis e isso pode ter te deixado curioso com a quantidade de satélites naturais que o planeta possui em sua órbita. Se nós temos apenas uma lua (muito bonita, por sinal), Saturno conta com nada menos do que 83 luas ao seu redor.
De acordo com a NASA, 63 dessas luas são confirmadas e já foram nomeadas, enquanto o restante ainda aguarda o processo para serem consideradas oficiais pela União Astronômica Internacional. Caso outra colisão dessas luas ocorra nos próximos milhões de anos, talvez Saturno nem fique sem seus característicos anéis.
Mín. 21° Máx. 35°