Um gato fez sucesso na web recentemente, por seu tamanho chocante. Mas Kefir, que quase abriu uma porta sozinho, não é o único que impressiona. O biólogo, professor e especialista em ciências da natureza Lucas Jaques de Oliveira cita os sete maiores felinos do planeta ao RPet.
Tigre (Panthera tigris)
Reprodução/Pexels
Em primeiro lugar, Lucas põe o tigre, que pode chegar a quase 4 metros de comprimento, com um peso acima de 300 kg. "O gigante dos felinos é um predador extremamente voraz", comenta.
Leão (Panthera leo)
Reprodução/Pexels
O especialista diz que o famoso rei da selva também entra na lista, já que ele pode chegar a pesar 250 kg. "São excelentes caçadores, além de terem uma inteligência extrema".
Onça-pintada (Panthera onca)
Reprodução/Pixabay
"Essa potência felina necessita apenas de um salto para alcançar suas presas. Se ela decidir que você será o jantar, já era", alerta Lucas. Ele ainda afirma que esse felino, que se concentra na região amazônica, ataca na água e que os crocodilos também fazem parte de sua dieta.
Ligre (Panthera leo × Panthera tigris)
Reprodução/Wikimedia Commons
O biólogo conta que os ligres são os maiores felinos, mas explica que não são considerados uma espécie. "Eles são o resultado do cruzamento do leão e uma tigresa, podem chegar a 4 metros de comprimento e pesar meia tonelada", detalha.
Leopardo (Panthera pardus)
Reprodução/Pixabay
Os leopardos também não são bichos de pequeno porte. O especialista afirma que eles podem chegar a até 1,6 metro de comprimento e que são constantemente procurados na mata. "Esses animais não encontram tanta disponibilidade de alimentos e acabam sendo vítimas da caça. Não correm risco de extinção, mas sua população vem diminuindo bastante".
Puma (Puma concolor)
Reprodução/Pixabay
Lucas diz que o puma pode chegar a quase 2,5 metros de comprimento e têm uma dieta carnívora. "São excelentes e vivem por toda a região das Américas".
Guepardo (Acinonyx jubatus)
Reprodução/Pixabay
Por fim, o biólogo revela que, se comparado ao ligre, o guepardo é um bebê. O bicho mede até 1,5 metro de comprimento. "Esse é o felino mais veloz do planeta e pode alcançar em média 120 km/h", alerta.
Mín. 21° Máx. 35°