Tutores de cães certamente já devem ter notado pequenas saliências nos lábios do pet, que estão presentes em praticamente todas as raças e despertam a curiosidade em relação à sua função. Afinal de contas, o que são as “serrinhas” na boca dos cachorros?
Conhecida como lábios serrilhados ou ondulados, esta característica da anatomia canina ainda não teve a sua função identificada pela ciência. Porém, especialistas e veterinários têm teorias a respeito da presença das saliências na boca do cão.
Limpeza, comunicação e outras funções
(Fonte: Getty Images)
Uma das hipóteses é a de que estas dobras macias servem para proteger os lábios dos próprios dentes afiados e pontiagudos enquanto a boca permanece fechada. As ranhuras permitem o encaixe perfeito dos dentes, especialmente os caninos, evitando cortes e infecções na gengiva.
As serrinhas nos lábios dos cães também podem facilitar agarrar brinquedos e outros objetos que o seu melhor amigo adora carregar. Neste caso, elas funcionariam trazendo maior aderência, ao mesmo tempo em que previnem machucados causados pelos itens, muitas vezes feitos de materiais duros.
Além disso, alguns veterinários sugerem que as serrilhas dos lábios caninos têm a função de promover a higiene bucal. Devido ao formato e à aparência áspera, desempenhariam um papel semelhante ao da escova de dente, removendo detritos e impedindo o desenvolvimento de doenças e mau hálito.
(Fonte: Getty Images)
Alguns entusiastas também acreditam que essas rugas auxiliam na identificação dos sabores, fornecendo um paladar mais forte ao aumentar a superfície de mastigação. Uma possibilidade igualmente comentada é a de que elas maximizam a abertura da boca, proporcionando o espaço necessário para pegar objetos maiores.
Já em outros estudos, foi levantada a hipótese de uso das saliências labiais pelos cachorros para a detecção da temperatura e da textura de objetos e ambientes. Isso permitiria avaliar melhor os itens que serão pegados e os locais pelos quais se deslocam e onde irão descansar.
Há ainda quem defenda a ideia de que as serrinhas dos cachorros sirvam para facilitar a comunicação deles com outros cães e os humanos. Com pequenos movimentos, elas são capazes de transmitir uma enorme gama de emoções e expressões, da felicidade à raiva, o que pode também evitar alguns problemas.
Diferenças entre raças
(Fonte: Getty Images)
Como vocês puderam perceber, as teorias são muitas. O que se sabe, com certeza, é que o tamanho, a forma e a protuberância das serrilhas nos lábios dos cães podem variar conforme a raça, influenciadas pelo formato da cabeça e as predisposições genéticas. Nos pugs, bulldogs e os demais cachorros com focinho curto, elas são mais salientes, enquanto naqueles com focinho longo, costumam ser mais sutis.
Elas também parecem menores e mais escondidas nos filhotes, se desenvolvendo à medida que o animal cresce, ou se tornam mais perceptíveis em determinadas situações, como nos momentos em que o pet está pronto para comer. Os tutores devem tomar cuidado para não confundi-las com pequenos machucados e tumores que podem aparecer nesta região.
Mín. 21° Máx. 35°