Com diversidade de traços e estilos, a primeira Mostra de Aquarela Cores e Contrastes abriu a manhã de atividades desta quarta-feira, 11, no hall do Palácio das Secretarias, em Rio Branco. A exposição faz parte daprogramação do Mês do Servidor, promovida pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), e conta com a parceria da Usina de Artes João Donato, vinculada à Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).
As obras produzidas pelos alunos do Curso Básico de Aquarela, da Usina de Artes, é resultado das produções da turma, que contou com servidores da Sead, além do público externo. Repleta de cores e contrastes detalhados, a mostra fica disponível durante todo o mês de outubro.
Com quatro obras disponíveis na exposição, a servidora da Sead, Adri Voltolini, revelou-se contente em participar do curso e com o resultado alcançado: “Foi muito legal participar desse curso porque, há muito tempo, eu precisava de alguma coisa assim, um lazer. E participar do curso foi muito bom e gratificante”, destacou a servidora.
Apreciando as obras da mostra, a servidora Estela Maria Cordeiro atua nos serviços gerais da instituição e lembrou como é satisfatório o servidor sentir-se valorizado e contemplado com as atividades locais. “Aqui somos tratados de igual para igual. Isso é muito bom, porque nós sentimos vivos, úteis, nos sentimos gente”, detalhou.
Na semana especial dos servidores, o diretor e gestor de Pessoas da Sead, Fábio Lima, explicou que a instituição incentiva ações artísticas em diversos momentos do ano para que o servidor tenha acesso às obras e, ainda, possa dialogar e promover negócios com os artistas locais e da casa. “A arte é acessível a todos, e gostamos muito de propiciar esses momentos para os nossos servidores”, destacou Lima.
Pela primeira vez com exposição no hall da Sead, a coordenadora da Usina de Artes, Simone Pessoa, está satisfeita com os resultados que a instituição tem alcançado com os cursos na área de artes visuais como Aquarela, Xilogravura, Fotografia e Técnicas Mistas. “É satisfatório quando terminamos um curso e temos esse resultado. É maravilhoso”, destacou.
A aluna externa do Curso de Aquarela, Janaína Costa, está com obras disponíveis na mostra e contou como as atividades artísticas trouxeram mudanças e transformação de pensamento: “Foi muito satisfatório ver a minha imaginação representada no papel através da arte”.
A professora do Curso Básico de Aquarela, Rosilene Nobre, explicou que a formação superou as expectativas, e o resultado vai para além da técnica estudada no processo. “Para mim foi superpositivo, porque não é feito só pela técnica, mas pelo bem-estar deles, e é isso que vale todo o esforço”, expressou.
Cruzeiro do Sul:
– 20/10 – Sexta-feira – Meninos do Sótão – Teatro dos Náuas. Horário: 19h;
– 22/10 – Domingo – Corrida do Servidor – Arena Juruá. Horário: 6h;
– 23/10 – Segunda-feira – Palestra: Oscar Schmidt – Teatro dos Náuas. Horário: 19h.
Rio Branco:
– 10/10 – Terça-feira – Certificação de pós-graduação, assinatura de Carta de Intenção para criação do Mestrado de Administração, e anúncio de implantação do Centro de Atenção ao Servidor/Junta Médica – Teatro Universitário da Ufac. Horário: 9h;
– 11/10 – Quarta-feira – Exposição Cores e Contrastes – Hall do Palácio das Secretarias. Horário: 9h;
– 23/10 – Segunda-feira – Inauguração da Academia de Musculação do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e Justiça (Cieps) – Cieps. Horário: 10h;
– 24/10 – Terça-feira – Palestra: Oscar Schmidt – Teatro Universitário da Ufac. Horário: 19h;
– 25/10 – Quarta-feira – RH Itinerante – Auditório da Biblioteca Pública. Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17h;
– 26/10 – Quinta-feira – RH Itinerante – Auditório da Biblioteca Pública. Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17h;
– 27/10 – Sexta-feira – Caminhada Rosa – Concha Acústica. Horário: 16h;
– 27/10 – Sexta-feira – Programação Cultura & Economia Solidária – Concha Acústica. Horário: 17h;
– 28/10 – Sábado – Corrida do Servidor – Palácio Rio Branco. Horário: 6h.
Mín. 22° Máx. 31°