Na manhã do último sábado, 13, o governador Gladson Cameli anunciou que a coronel Marta Renata será a subcomandante-geral da Polícia Militar do Acre (PMAC). A oficial é a primeira mulher a assumir essa posição de alto comando, marcando história na instituição. Sua nomeação destaca não apenas a importância da representatividade feminina, mas também o reconhecimento de mérito e competência, marcando um novo capítulo na trajetória da PMAC.
Dentre as formações da policial estão os cursos de Letras e Direito, concluídos na Universidade Federal do Acre (UFAC). Além disso, possui especialização em Língua Portuguesa e Ensino, também pela UFAC. No âmbito militar, é Especialista em Segurança Pública pela Polícia Militar da Paraíba (2014) e concluiu o Curso Superior de Polícia pela Polícia Militar do Paraná (2023).
Ao longo de sua carreira, a oficial demonstrou notável capacidade de comando e profundo comprometimento com os valores e a missão da instituição. Antes da nova atribuição, a agora subcomandante da PMAC chefiava a Diretoria Operacional, além de já ter contribuído à frente da Assessoria Jurídica e da Assessoria de Comunicação.
A reunião que ocorreu com a presença do comandante-geral, coronel Luciano Dias Fonseca, e do Governador Gladson Cameli, determinou a nova atribuição da militar, que expressou sentimento de gratidão e compromisso. “Muita gratidão a Deus pela vida, à minha família pelo companheirismo, ao governador que me honrou com essa missão e ao coronel Luciano pelo apoio. Esta nomeação representa um desafio profissional imensurável, mas com o apoio daqueles que formam a instituição, exercerei minhas funções com muita dedicação e zelo”, enfatizou a subcomandante da PMAC.
Para o coronel Luciano Dias Fonseca, este é um momento de mérito e reconhecimento. “A nomeação da coronel Marta Renata é um reconhecimento justo e merecido de sua competência. Ela é uma referência dentro da instituição e sua liderança inspirará não apenas outras mulheres, mas todos os policiais militares”, afirmou o comandante-geral da PMAC.
Além disso, o comandante-geral expressou seu agradecimento ao ex-subcomandante. “Gostaria de expressar meu profundo agradecimento ao coronel Emílio por seus anos de serviço dedicado e liderança exemplar. Seu compromisso e suas contribuições foram fundamentais para o fortalecimento e progresso da corporação. Desejo a ele muito sucesso em suas novas funções”, disse.